Blog

Divórcio como evitar os desgastes

As emoções atrapalham o divórcio. Saiba como evitar os desgastes

divórcio como evitar os desgastes


O amor irradia e contagia a todos (início do relacionamento) em contrapartida, o término reúne um conjunto de emoções negativas extremamente danosas.

Talvez você se sinta com os nervos à flor da pele? Ou passe mal de nervoso? Ou tenha dificuldade para dormir e se concentrar? Talvez seus sentimentos estejam explodindo dentro de seu peito e o pior o seu ex-parceiro(a) ainda piora a situação com condutas inapropriadas, está difícil né?

Sentimentos como: raiva, disputa, rancor, traições, ódio, mentiras, confusão, frustração e até depressão dominam o cenário. Enfim, um mix de emoções fortes que podem acarretar distúrbios e desgastes enormes para as partes envolvidas.

Neste momento, o mais importante é que você se acalme.
Vamos fazer uma atividade? Faça o que eu digo, ok?
Inspire (inserir ar nos pulmões) expire (expelir ar dos pulmões), inspire, expire. A respiração é capaz de nos acalmar, você sabia? Repita o processo pelo menos 10 vezes.

Continuemos, pois bem, o fim é difícil para todo mundo, por isso, a professora de antropologia e pesquisadora do comportamento humano, na Rutgers University, Helen E. Fisher, no livro: Por que amamos? Diz:

“[…] a verdade é que boa parte dos relacionamentos está destinada a acabar. E esse momento pode ser muito difícil. A natureza realmente exagerou no que diz respeito ao fim dos relacionamentos”

Realmente, o término não é fácil, né verdade? É um momento extremamente delicado e você não sabe como proceder diante de todas as dificuldades que surgiram com o fim, é isso?

Além de tudo, você está à procura de uma solução jurídica, é tanta coisa para resolver como: divórcio, pensão alimentícia, guarda dos filhos, definir horários e dias para visitação, divisão de bens e outras questões.

Pois é, cara(o) leitora(o), são muitos problemas para resolver, é por isso, que a área de direito de família é complexa e precisa de um especialista para te assessorar.

Se é isso que precisa, venha comigo nas próximas linhas, pois irei te repassar alguns ensinamentos suficientes para você se divorciar, evitar os desgastes do término e garantir seus direitos.

8 condutas para evitar o desgaste do término:

1.Respire e tente se acalmar;
Façam uma lista com o que é imprescindível (exemplo: guarda dos filhos/pets, bens, dias/horas de convivência, etc.) e outra lista contendo o que é dispensável (exemplo: pensão alimentícia, alimentos compensatórios, etc.).

2.Procure Auxílio de profissionais capacitados;
É fundamental buscar o auxílio de um advogado especializado na área de Família que lhe orientará e esclarecerá cada etapa do divórcio. Não assine nada antes da análise do profissional escolhido, pois pode ser que você venha a se arrepender no futuro por uma decisão precipitada que tomou.

3.Passe um tempo com pessoas que te animem;
Cerque-se das pessoas (familiares e amigos) que vão ajudar a se distrair desta fase. Evite conversar sobre o divórcio, você já irá falar muito com sua advogada e psicóloga.

4.Alinhe uma estratégia com sua advogada;
Quais bens você gostaria de ficar, quais você abriria mão com facilidade, quais venderia, com quem os filhos/pets vão morar, qual o formato de convivência com os filhos que melhor se encaixaria na rotina de todos, etc. Sempre priorizando ter mais de uma proposta de acordo, o que dá uma sensação de controle ao cliente, sabendo lidar melhor com eventuais contrapropostas do ex-cônjuge.

5.Ouvir refletir e responder;
Ouça com atenção o que o outro tem a dizer até que ele conclua, para que não haja uma interpretação equivocada que possa comprometer a continuidade da conversa em audiência. Durante todo o processo é possível a conciliação, até mesmo depois da sentença, então se o diálogo existir, intermediado pelos advogados, será sem dúvidas a melhor opção para todos, especialmente para os filhos.

6.Flexibilidade;
Ambos precisam ceder para que haja uma solução saudável, pois uma decisão conjunta provavelmente será mais satisfatória, do que uma sentença imposta. Por isso mesmo, o Código de Processo Civil e o Judiciário enaltecem tanto os benefícios da mediação e conciliação, porque é mais fácil as partes ficarem satisfeitas com o que escolheram, do que com uma determinação judicial.

7.Equilíbrio e respeito;
Lembrando que as emoções das partes já estão à flor da pele, sendo assim, é bom evitar aumentar o tom de voz, não falar com rispidez e/ou culpar o outro, para que não gere mais desgastes desnecessários.

8.Deixe a roupa suja fora do judiciário;
O objetivo do advogado é auxiliar o ex-casal a colocar um ponto final no casamento, não importando as razões do término. Então, o que não for relevante e não contribuir para chegarem a uma solução conjunta, é melhor que nem seja levado ao processo, porque os juízes não têm tolerado discussões quanto à culpa ou provocações.

Assista agora nosso vídeo explicativo com nossa advogada de família, esclarecendo as principais questões sobre o tema:

ESTEJA ATENTA(O)

Leia também, o nosso método de divórcio criado com intuito de agilizar o processo e trazer rapidez ao seu desejo, método d 24horas.

Foi pensando na sua necessidade de ter uma resolução rápida do divórcio que criamos um grupo de trabalho com o objetivo de acelerar todo o processo de separação.

Para isso foi preciso tirar todos os gargalos do caminho e resolver as burocracias existentes, daí surgiu um método único de aceleração do processo, o método D24horas.

Esse método vitorioso revolucionou nosso escritório e a vida de milhares de clientes, se você quer evitar um processo longo e cansativo, pois deseja ter a disposição uma solução rápida e eficiente para o seu caso, clique aqui e conheça esse procedimento inovador.

Pronto, agora que você aprendeu algumas condutas necessárias para evitar os desgastes do término do relacionamento e a importância de estar assessorada(o) com profissionais especialistas, como advogado de família.

Deixe aqui seu comentário ou nos faça uma pergunta se ainda tem dúvidas. Mas caso queira saber sobre um caso específico, agende uma consulta online com um de nossos especialistas em direito crime família.

logo reis advocacia
Reis Advocacia

Reis Advocacia Sociedade de Advogados é um escritório com atuação nas diversas área do Direito, com especialistas preparados para melhor atende-lo, com sua atividade pautada na honestidade, ética, celeridade e eficiência.

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *