Blog

IA no mundo jurídico: como seu escritório pode se beneficiar

Descubra tudo o que você precisa saber e como ela pode melhorar o desempenho do seu escritório.

OqueéIA

Você provavelmente notou o crescente interesse em inteligência artificial (IA) e seu potencial para transformar vários setores – mas qual é o futuro da IA ​​para advogados? 

No setor jurídico, a IA atual pode ajudar a automatizar tarefas de rotina e simplificar fluxos de trabalho, resultando em maior eficiência e economia de custos. Quando menos tempo é gasto em tarefas manuais e na geração de ideias do zero, os advogados podem dedicar mais tempo ao foco nos clientes. 

Aqui, exploraremos o que é IA e como os escritórios de advocacia podem usá-la com responsabilidade para economizar tempo, esforço e dinheiro.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial (IA ) é a simulação da inteligência humana por máquinas para executar tarefas normalmente feitas por pessoas. A IA como um campo existe desde a década de 1950 , mas evoluiu ao longo de décadas de avanços tecnológicos.

Os sistemas de IA utilizam algoritmos inteligentes que classificam, analisam e fazem previsões a partir de grandes quantidades de dados.

Esses algoritmos são treinados usando grandes conjuntos de dados (ou seja, “dados de treinamento”) para que possam identificar padrões nos dados, fazer previsões e recomendar ações.

Vemos a IA de várias maneiras, como chatbots de suporte ao cliente, reconhecimento de fala, carros autônomos e em ferramentas de automação como o ChatGPT .

Você também pode ter ouvido frases como “aprendizado de máquina” e “processamento de linguagem natural” usadas como parte da conversa sobre IA na lei. Embora esses termos sejam frequentemente usados ​​de forma intercambiável: aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural são subconjuntos do campo mais amplo da IA.

Aprendizado de máquina

O aprendizado de máquina é um subconjunto da IA. Refere-se a humanos treinando máquinas para aprender com base na entrada de dados. Mais do que simplesmente executar (ou imitar) uma tarefa humana, o aprendizado de máquina procura padrões nos dados para tirar conclusões.

Depois que a máquina aprende a tirar uma conclusão correta, ela pode aplicar essas conclusões a novos dados.

Processamento de linguagem natural

O processamento de linguagem natural (Natural language processing – NLP) é outro subcampo da IA ​​que se concentra em ajudar os computadores a se comunicarem conosco, humanos, em nosso próprio idioma.

Simplificando, o NLP permite que os computadores leiam textos ou ouçam falas e então entendam, interpretem e manipulem essa linguagem natural – assim como os humanos fariam.

Usando o NLP, os computadores são capazes de analisar grandes volumes de dados de texto – de forma consistente e sem fadiga ou viés – para identificar padrões e relacionamentos e, em seguida, determinar quais partes da linguagem humana são importantes.

Esse tipo de IA na lei pode ser aplicado para ajudar a concluir tarefas como análise de documentos, descoberta eletrônica, revisão de contratos e pesquisa jurídica.

Robótica

A robótica – ou o ramo da engenharia e da ciência da computação em que as máquinas (ou “robôs”) são construídas para executar tarefas programadas – é uma disciplina que geralmente vem à mente quando as pessoas pensam em IA.

Embora a IA possa ser usada na robótica, a diferença é que os robôs executam tarefas programadas por humanos, enquanto a IA envolve o aprendizado de máquinas para executar tarefas.

Advogado usando a ferramenta AI

IA e o setor jurídico

Apesar da longa hesitação do setor jurídico em adotar novas tecnologias, a IA também está começando a deixar sua marca nos escritórios de advocacia.

Dessa forma, a IA em escritórios de advocacia pode oferecer benefícios significativos de eficiência e economia de custos para sua prática, ajudando a automatizar tarefas rotineiras, como pesquisa e análise jurídica, gerenciamento de documentos e cobrança.

Vamos explorar o que é IA e como a IA de advogado pode ajudar sua empresa a prosperar.

Como os advogados podem usar IA em escritórios de advocacia?

A indústria jurídica atualmente usa IA em muitos aspectos de seu trabalho. A IA em escritórios de advocacia pode não ser explicitamente perceptível, mas ajuda advogados a fazerem melhor seus trabalhos.

Especificamente, a IA em escritórios de advocacia ajuda os profissionais jurídicos a transformar sua prática, colocando os clientes em primeiro lugar de uma maneira sem precedentes.

Abaixo estão apenas algumas das maneiras pelas quais os advogados podem tirar proveito da IA ​​em seus escritórios.

E-Discovery

A forma mais simples e comum de IA na lei é a e-discovery : o processo de digitalização de informações eletrônicas para obter informações não privilegiadas relevantes para um caso ou reclamação.

O software de descoberta eletrônica permite que os advogados digitalizem documentos usando termos de pesquisa ou parâmetros específicos, como datas ou localização geográfica.

Como resultado, os advogados obtêm respostas quase instantâneas – o que é significativamente mais rápido do que digitalizar cópias impressas. Esse tempo extra permite que os advogados descubram informações mais relevantes.

Pesquisa legal

Embora não possa fazer a pesquisa jurídica para você, semelhante ao software de descoberta eletrônica, a IA para advogados torna o processo mais rápido e eficiente.

O software de pesquisa jurídica com tecnologia de IA permite que os profissionais jurídicos verifiquem e pesquisem rapidamente grandes bancos de dados, incluindo:

regulamentos

Estatutos

Áreas de prática

Jurisdições

Jurisprudências e muito mais.

Com o software de pesquisa jurídica, os advogados podem coletar dados e ajudá-los a entender os precedentes.

A realização de pesquisas mais abrangentes em velocidades mais rápidas economiza tempo dos advogados, o que, em última análise, economiza dinheiro dos clientes.

As ferramentas que se integram com o software de gerenciamento de práticas  permitem que os usuários conduzam e anexem pesquisas diretamente aos detalhes relevantes do caso, permitindo uma eficiência ainda maior.

Gestão e automação de documentos

Embora os escritórios de advocacia continuem a se afastar dos documentos em papel , o armazenamento de documentos eletrônicos enfrenta desafios semelhantes ao armazenamento de documentos em papel. Registros eletrônicos ocupam menos espaço físico, mas classificar e localizar documentos ainda é um desafio.

Usando a funcionalidade de marcação e criação de perfil, o software de gerenciamento de documentos orientado por IA armazena e organiza arquivos jurídicos , incluindo contratos, arquivos de casos, notas e e-mails.

Esse método de armazenamento e organização de arquivos digitais, juntamente com a pesquisa de texto completo, torna os documentos muito mais fáceis de encontrar.

As soluções de gerenciamento de documentos também permitem a identificação do documento e privilégios de check-in/check-out para manter o controle de versão e a segurança.

Além disso, o software de gerenciamento de documentos pode se conectar a outros sistemas como o Microsoft Office para compartilhar facilmente arquivos com outras pessoas.

A automação de documentos ajuda os escritórios de advocacia a criar documentos usando modelos inteligentes; os profissionais jurídicos podem preencher automaticamente os campos do formulário diretamente dos registros do caso para os modelos, economizando tempo e esforço.

Sendo assim, a automação de documentos legais fornece um processo centralizado e eficiente para produzir cartas, acordos, moções, petições, contas, faturas e outros documentos legais.

Due diligence

A realização de due diligence geralmente exige que os profissionais jurídicos analisem um grande número de documentos, como contratos. Assim como em outros desafios relacionados a documentos, a IA pode ajudar os profissionais jurídicos a revisar os documentos com mais rapidez.

Uma solução de due diligence baseada em IA pode extrair documentos específicos necessários para a devida diligência, como documentos que contenham uma cláusula específica. O software de due diligence de IA também pode detectar variações ou alterações nos documentos.

A melhor parte? AI pode passar por documentos em segundos. Embora recomendemos ainda ter uma revisão humana dos dados, os advogados podem se beneficiar com a redução drástica do esforço manual de revisão de documentos.

Análise de litígio

Determinar a viabilidade de um litígio ou quantificar o valor de uma ação requer uma análise extensiva de casos que estabelecem precedentes. A AI pode revisar rapidamente esses precedentes e ajudar os advogados a redigir documentos mais precisos e apropriados com base nesses dados.

Advogado pensando em IA

Como a IA do advogado pode beneficiar o escritório e o cliente?

O uso da IA ​​em escritórios de advocacia aumenta as habilidades dos profissionais jurídicos para realizar seus trabalhos. No geral, a IA ajuda a reduzir o tempo gasto em tarefas manuais, liberando mais tempo para se dedicar à construção de relacionamentos e atividades focadas no cliente.

Os escritórios de advocacia podem obter inúmeros benefícios para os clientes e para os resultados financeiros:

Aumentar a produtividade

O uso da IA ​​para automatizar tarefas manuais de rotina e debater ideias ajuda a melhorar a eficiência em toda a empresa. Os processos orientados por IA eliminam atividades demoradas e trabalhosas para aumentar a produtividade, seja na busca de um contrato, na realização de due diligence ou na criação de uma fatura.

Quando os advogados se tornam mais eficientes, eles podem concentrar mais tempo em seus clientes – enquanto aumentam o tempo gasto em trabalhos faturáveis.

Melhorar o acesso à justiça

A inteligência artificial e o aprendizado de máquina têm o potencial de reduzir as barreiras à justiça, principalmente o alto custo do acesso à ajuda jurídica. Ao economizar tempo no trabalho jurídico manual e rotineiro, os advogados podem reduzir as estimativas e os custos para os clientes.

Por exemplo, os advogados podem repassar essas economias aos clientes se a pesquisa que antes levava 20 horas agora leva duas para ser concluída.

Além disso, os advogados podem gastar o tempo economizado fazendo pesquisas tediosas para atender mais clientes. Embora o setor jurídico ainda não perceba totalmente esses benefícios do uso da IA, o potencial existe.

Forneça uma melhor experiência centrada no cliente

Os benefícios do uso da IA ​​em escritórios de advocacia se resumem a uma vantagem principal: dar mais tempo aos advogados e profissionais jurídicos.

Com ferramentas orientadas por IA criando eficiência de tempo e trabalho, os advogados podem ter mais tempo para gastar diretamente com os clientes para promover relacionamentos significativos.

Idealmente, os advogados podem ir além de apenas ajudar os clientes a resolver seus desafios legais. Os advogados podem conhecer melhor seus clientes e entender verdadeiramente como e por que eles precisam de assistência jurídica com mais tempo disponível.

Ao se tornar um consultor de confiança que dedica tempo para conhecer seus clientes e oferecer um serviço eficiente e oportuno, sua reputação o precederá. Aumentar a confiança dos clientes em você gerará mais referências e melhores avaliações online.

Essa abordagem pode levar a mais clientes e receita para seu escritório de advocacia.

Desafios e Considerações para Escritórios de Advocacia

Embora haja muitos benefícios da IA ​​para os advogados, ela não é mágica – e os advogados têm o dever de usá-la com responsabilidade. Ao implementar a IA, existem alguns desafios e considerações que os escritórios de advocacia devem ter em mente.

Considerações éticas

Embora a IA possa aumentar a eficiência dos advogados, ela também levanta questões éticas que os escritórios de advocacia devem considerar – especialmente o potencial de viés.

Como a IA usa dados provenientes de humanos para criar saídas e previsões – e os humanos podem ser tendenciosos – a IA vem com um potencial inerente de viés.

Por exemplo, se decisões legais anteriores forem tomadas com viés injusto e uma ferramenta de IA usar aprendizado de máquina com base nessas decisões para tirar conclusões, a IA poderá inadvertidamente aprender esse mesmo viés. Com isso em mente, é importante que os advogados considerem possíveis vieses ao usar a IA.

Você pode aprender mais sobre todas as considerações éticas que advogados e escritórios de advocacia precisam ter em mente neste post.

Dados privados

É dever do advogado proteger as informações do cliente e manter os dados confidenciais seguros, o que significa que os escritórios de advocacia devem ser diligentes com a segurança de quaisquer ferramentas em potencial que usem.

E, como a maioria das ferramentas de IA usa dados para funcionar, é especialmente importante que os escritórios de advocacia tenham cuidado com os dados que permitem que a IA acesse.

Por exemplo, você não deseja adicionar as informações confidenciais de seu cliente a um banco de dados que pode ser acessado e usado pela IA para outra pessoa.

Com isso em mente, é importante que os escritórios de advocacia examinem cuidadosamente os fornecedores de IA e garantam a proteção de dados confidenciais.

Treino e educação

Treinamento e educação adequados são essenciais para ajudar a garantir o uso responsável e ético da IA ​​em escritórios de advocacia.

Embora nem todo advogado precise ser um especialista na ciência da inteligência artificial, entender como as ferramentas de IA funcionam é essencial para ajudar os advogados a usá-las com responsabilidade e identificar possíveis preocupações éticas ou de privacidade.

Ao entender como uma tecnologia de IA funciona, ao avaliar, implementar e usar ferramentas, os advogados podem usar seus conhecimentos para determinar como e quando usá-los adequadamente em sua prática.

Considerações finais sobre IA e seu potencial para escritórios de advocacia

Embora não seja infalível e exija que os escritórios de advocacia sejam cautelosos e considerem possíveis preocupações éticas e de privacidade, a IA para advogados tem o potencial de transformar a forma como os advogados trabalham.

Quando usadas com responsabilidade, as ferramentas de IA podem ser ensinadas a automatizar e executar certas tarefas de rotina para advogados, como e-discovery, gerenciamento de documentos e brainstorming.

Isso ajuda os advogados a fazer mais com menos tempo e menos esforço, liberando tempo para oferecer melhores experiências ao cliente a um custo menor. Dessa forma, o uso de ferramentas de IA também pode ajudar a melhorar o acesso à justiça para mais clientes.

Como o potencial da IA ​​na lei continua a crescer, agora é a hora de os advogados aprenderem mais. Por exemplo, esta postagem de blog aborda os tipos de ferramentas de IA que os advogados estão usando.

Gostou? Avalie nosso Artigo!
Dr tiago Reis
Dr. Tiago Reis

Advogado e Sócio Fundador da Reis Advocacia Sociedade de Advogados, possui graduação em DIREITO pela UNINASSAU (2010). Pós-graduado em Direito Constitucional (2013) e Pós-graduado em Processo Civil (2017). MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2022) e MBA em Gestão Financeira pelo IBMEC (2021). Ex-Servidor Público, pediu demissão para dedicar-se, exclusivamente, à Advocacia. Com experiência e atuação nas áreas de Direito Público, Militar, Ações Indenizatórias e Gestão Empresarial.

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *