Advogado Criminalista: defesa criminal e penal

INQUERITO POLICIAL
DEFESA CRIMINAL
AUDIENCIA DE CUSTODIA
HABEAS CORPUS
JUIZ ESPECIAL
TRIBUNAL DO JURI
EXECUÇÃO PENAL
QUEIXA CRIME
MARIA DA PENHA
LIBERDADE EM PRISOES

Advogado para Ações Penais e Inquérito

Para auxiliar os clientes em inquéritos e ações penais a Reis Advocacia conta com uma equipe capacitada e com experiência na prática nesses tipos de atuações.

Um advogado especializado em direito penal, inquéritos e ações penais é um profissional de direito que atua nas mais variadas questões que envolve a defesa em inquéritos policiais. Tem como missão defender seu cliente que esteja sendo acusado de ter cometido qualquer tipo de crime, seja ele inocente ou culpado.

Sendo assim, o advogado penal deve ter experiência e estar atento às mudanças frequentes para propor as melhores soluções jurídicas aos clientes.

advogado Criminalista, é imprescindível para atuar no processo. A fim de te guiar até a absolvição.

ETAPAS_DO_PROCESSO_CRIMINAL_infografico

Dentre as principais funções de um advogado criminal, além de conceder as devidas orientações ao seu cliente no decorrer de todo o processo, podemos citar ênfase nas citadas abaixo:

  • Progressão de regime e livramento condicional;
  • Requerimento de habeas corpus;
  • Pedido de relaxamento ou revogação de prisão;
  • Defesa em ação penal e inquérito policial;
  • Pedido de liberdade provisória;
  • Entrada de recursos;
  • Revisão criminal;
  • Pedido de instauração de queixa de crime etc.

Inquérito policial é o meio pelo qual a polícia judiciária (Em regra: Polícia Civil ou Polícia Federal) apura as infrações penais, assim como sua autoria.

Além disso, sua finalidade é servir de base à ação penal ou às providências cautelares. Essa fase de atuação envolve diligências ou ouvidas em Delegacias ou Ministério Público ou outros órgãos que participam da persecução criminal.

Visando a excelência da defesa criminal, desenvolvemos e aprimoramos um método único de defesa, isto é, o Método 100% Absolvição.

Veja agora um vídeo que preparamos, e conheça nossos advogados criminalistas que podem atuar em sua defesa.

Conheça agora nossos advogados criminalistas e qual a sua função:

CLIQUE e inscreva-se no canal

Advogado Penal:  Atuação em inquéritos policiais e ações penais comuns

As contravenções penais são parte do ordenamento jurídico brasileiro e representam um conjunto de infrações de menor gravidade em relação aos crimes.

Conceito de Contravenção Penal e sua Diferença em Relação aos Crimes

As contravenções penais são infrações de menor potencial ofensivo, previstas no Decreto-Lei nº 3.688/1941, conhecido como Lei das Contravenções Penais. A principal diferença entre contravenções e crimes está no grau de lesividade.

Enquanto os crimes são infrações mais graves, sujeitas a penas privativas de liberdade, as contravenções são punidas com penas menos severas, como multas e outras sanções administrativas.

É importante destacar que as contravenções penais também são julgadas pelo Juizado Especial Criminal, buscando uma justiça mais célere e efetiva, especialmente para lidar com casos de menor complexidade.

Exemplos de Contravenções Penais no Brasil

Diversos exemplos de contravenções penais estão previstos na legislação brasileira. Alguns dos casos mais comuns incluem:

  • Perturbação do sossego alheio: Excesso de barulho ou perturbação do sossego que cause incômodo a terceiros.
  • Jogos de azar e exploração do jogo do bicho: Prática de jogos de azar e exploração do jogo do bicho, ambos proibidos no Brasil.
  • Mendicância: Pedir esmolas nas ruas, salvo em situações de extrema necessidade.
  • Importunação ofensiva ao pudor: Ações que atentem contra a moral e os bons costumes.
  • Desacato a funcionário público: Desrespeitar ou ofender funcionário público no exercício de suas funções.
Recomendado para você

Medida Protetiva de Urgência: Como Pedir? Como é Aplicada?

Medida Protetiva: Saiba todos os Detalhes! A Medida Protetiva de Urgência com o advento da Lei Maria da Penha, pelo menos teoricamente, se tornou mais eficaz a proteção contra as mulheres que sofrem violência doméstica. Conforme tratamos sobre o tema violência doméstica no nosso artigo, violência domestica guia completo com medidas protetivas, no qual informamos sobre o que é medida protetiva e algumas medidas que podem ser tomadas contra o agressor. Veremos aqui os detalhes envolvendo essas medidas e aquelas que envolvem diretamente a ofendida. Quando pedir Medida Protetiva? A aplicação das medidas protetivas vai depender das que foram determinadas pelo juiz para cada caso concreto, são diversas as possibilidades de medidas que obrigam o agressor, quais sejam: a) aproximação da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, fixando o limite mínimo de distância entre estes e o agressor; b) contato com a ofendida, seus familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicação; c) frequentação de determinados lugares a fim de preservar a integridade física e psicológica da ofendida; Por exemplo, caso seja determinada medida de proibição de aproximação da ofendida, após o recebimento da intimação pelo agressor, ele já está obrigado a cumpri-la de acordo com as determinações estabelecidas […]

Audiência de Custódia: como funciona (Guia completo)

Entrar numa sala de audiência de custódia, na presença de um juiz de direito e um promotor, e não saber o que irá acontecer nela é um erro frequente cometido por muitos acusados que prejudica, não só, sua defesa, mas também, diminui suas chances de liberdade. Um dos fatores mais importantes em qualquer área da vida é se antecipar ao problema, não é verdade? Aquele que de antemão busca solucionar a dificuldade amplia suas chances de êxito, né isso? Você acredita assim, também? Pois bem, com a audiência de custódia não é diferente, por isso, irei neste artigo te munir de informações jurídicas básicas necessárias, tanto para preservar seus direitos fundamentais, como também, para garantir que seu direito à liberdade não seja violado. Visando ampliar sua compreensão sobre este tipo de procedimento, vale a pena, também, conferir outro artigo elaborado por este autor, com o tema: Audiência de Custódia: 6 erros que você não pode cometer! Portanto, se você tem dúvida sobre a audiência de custódia ou deseja saber mais sobre o assunto. Então, fique conosco, pois nas próximas linhas, você verá um guia completo para o acusado, contendo explicação de como funciona este tipo de audiência e dicas valiosas […]

Violência Doméstica com medidas protetivas (guia completo 2024)

Neste artigo vamos falar sobre a violência doméstica e como as mulheres podem se proteger e prevenir por meio das medidas protetivas de urgência. Infelizmente, muitas mulheres que sofrem violência não sabem que têm direitos e não denunciam seus agressores. Isso acontece porque, além da violência física, elas também sofrem violência psicológica que as prende e as amedronta. Normalmente, elas ficam caladas por medo, dependência financeira e emocional, e outras formas de manipulação do agressor. Isso cria um ciclo repetitivo, começando com um relacionamento amoroso que se torna violento e depois volta a ser amoroso, com promessas de mudança. Mas esse ciclo não acaba aí, é como uma bola que rola ladeira abaixo, destruindo a dignidade humana da mulher. Então, o que fazer? Vamos falar sobre a Lei Maria da Penha, e as medidas protetivas de urgência que protege as mulheres vítimas de violência doméstica e como ela funciona. E, também vamos listar alguns caminhos para ajudar a acabar com esse tormento.   O que é violência doméstica e familiar e quem são as pessoas protegidas pela Lei Maria da Penha? A violência pode acontecer tanto no âmbito da unidade doméstica quanto fora, desde que envolva relações familiares, de convivência [...]

Denunciação caluniosa: 3 formas de acusar os caluniadores

Saber como responsabilizar quem pratica a denunciação caluniosa é essencial para não deixar passar em branco a acusação caluniosa e, também, fazer cair todo o rigor da lei contra os caluniadores. Saiba aqui três maneiras de responsabilizar o falso acusador. Confira! A denunciação caluniosa é um dos crimes mais comuns cometidos contra agentes da lei e até contra cidadãos privados. Saber como responsabilizar quem registra denúncias falsas é essencial para a vítima, evitando-se assim a possibilidade de que abertura de processo administrativo, inquérito policial ou até mesmo um processo criminal sem fundamento seja indiscriminada ou “fique por isso mesmo”. Neste artigo, você saberá três formas de se defender contra falsas acusações, conhecendo melhor como o crime de denunciação caluniosa pode punir, em várias esferas, os falsos acusadores. O que é uma denunciação caluniosa? A denunciação caluniosa é um crime previsto no art. 339 do Código Penal e no art. 343 do Código Penal Militar. Acontece quando se apresenta uma denúncia, se registra um boletim de ocorrência ou se comunica a qualquer autoridade que determinada pessoa cometeu um crime, um ilícito civil ou uma infração disciplinar: “Art. 339. Dar causa a instauração de inquérito policial, de procedimento investigatório criminal, de processo […]

Cases de Sucesso

Legítima Defesa: Casal é absolvido, entenda!

O que é Legítima Defesa? Como ela se aplica ao caso? A legítima defesa é um direito reconhecido pela Constituição Federal e pelo Código Penal, que consiste na possibilidade de repelir uma agressão injusta, atual ou iminente, a direito próprio ou alheio, usando moderadamente dos meios necessários. Em outras palavras, é a reação proporcional de quem se defende de um ataque injustificado. No caso do casal que foi absolvido após defender seu filho de agressão, a legítima defesa foi reconhecida pelo Tribunal do Júri, que entendeu que eles agiram para proteger a sua integridade física e a de seu filho, que foi vítima de violência por parte do vizinho. O casal não teve intenção de matar o vizinho, mas apenas de afastá-lo da situação de perigo. Como o Casal foi Acusado? Como se deu o Julgamento? O casal foi acusado pelo Ministério Público da prática de homicídio qualificado, com base no artigo 121, parágrafo 2º, inciso IV, do Código Penal, que prevê como qualificadora o uso de recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido. Segundo a acusação, o casal teria desferido socos e pedradas contra o vizinho, que ficou desacordado e precisou ser socorrido. O casal foi […]

Conflito com usuárias de drogas acaba em prisão

Um pai de família foi acusado pelo Ministério Público por tentativa de homicídio após conflito. Um grupo de usuários de substâncias entorpecentes mantinha o hábito de consumir drogas em frente à sua casa, permanecendo até a madrugada, falando em tom elevado, com utilização de palavras obscenas. Preocupado com as filhas ainda crianças, o pai pediu que o grupo evitasse ficar no local, mas não obteve sucesso. Em uma ocasião, após mais um pedido do pai querendo resguardar a sua família, os indivíduos retornaram em sua direção portando arma branca. Sozinho, agindo em legítima defesa, o único meio que possuía era uma espingarda, motivo pelo qual a utilizou e ao efetuar um disparo, a arma falhou. Neste ínterim, resolveu não efetuar mais disparos, apesar de a arma estar funcionando perfeitamente, conforme verificado em perícia posterior, e conseguiu fugir do local sem ser alcançado pelo grupo, mas, posteriormente, foi preso em flagrante pela polícia militar. Mesmo diante de circunstância tão clara de legítima defesa e desistência voluntária, o Ministério Público ofereceu denúncia e ele respondeu a um processo criminal por tentativa de homicídio. No julgamento no Plenário do Tribunal do Júri a defesa suscitou a tese de desistência voluntária, pois o agente […]

Ação penal trancada: Saiba como conseguir o mesmo

Defesa consegue retirar queixa-crime e ação penal contra policial militar, com a justificativa de que crimes contra a honra necessitam do requisito da publicidade. Os crimes contra a honra, sobretudo praticados por meios telemáticos, ganham cada dia mais evidência. Não sendo diferente, os policiais e bombeiros militares também estão sujeitos a sofrer ou a praticar tais delitos. Foi o que aconteceu com o policial L. N. A., que, em uma discussão via conversa de aplicativo, respondeu termos injuriosos que lhe foram dirigidos por um terceiro com novos termos injuriosos. Editando a conversa, o terceiro resolveu lavrar um Termo de Ocorrência Circunstanciado contra o militar, o acusando de calúnia, injúria e difamação. Devidamente orientado por sua defesa, o militar também lavrou TCO contra seu algoz e, em audiência de conciliação, ambos retiraram suas acusações. Todavia, o terceiro, valendo-se de má-fé, ofereceu queixa-crime contra o militar pelos mesmos fatos já conciliados em outro órgão judicial, que foi aceita pelo juízo. A defesa do militar, então, interpôs Habeas Corpus contra a ação penal, alegando que a suposta troca de ofensas se deu por um aplicativo de mensagens e não teve publicidade, não chegando ao conhecimento de terceiros, bem como o acordo anteriormente assinado […]

Direito penal e criminal: Existe Diferença?

Sim, o direito penal e o direito criminal existem e são áreas do direito que lidam com questões relacionadas a crimes, delitos e infrações. Aqui está uma breve explicação:

  1. Direito Penal: O direito penal é uma área do direito que se concentra na definição de comportamentos considerados crimes, na imposição de penas e na proteção da sociedade contra atividades criminosas. Ele estabelece as regras e princípios que governam como o Estado lida com indivíduos acusados de cometer crimes. O direito penal inclui a definição de diferentes tipos de crimes, a culpabilidade, as penas aplicáveis e os procedimentos judiciais.
  2. Direito Criminal: O direito criminal é um termo mais amplo que engloba não apenas o direito penal, mas também todas as outras áreas do direito relacionadas ao crime, incluindo o direito processual penal (procedimentos judiciais), o direito penal internacional (crimes que transcendem as fronteiras nacionais) e o direito penal econômico (crimes financeiros e corporativos), entre outros.

Ambos os campos são fundamentais para a manutenção da ordem social e para garantir que os indivíduos tenham direitos protegidos no contexto de investigações e processos criminais. Eles também desempenham um papel crucial na busca pela justiça e na punição daqueles que cometem crimes.

Advogado Criminalista: defesa criminal e penal

O advogado criminalista atua com o princípio de defender clientes que estão sendo acusados de algum crime, independentemente de serem culpados ou inocentes, cabendo ao advogado especializado nessa área buscar uma defesa justa e dentro da lei para o acusado. Via de regra , um advogado criminalista e um advogado criminal atuam exatamente nas mesmas áreas. Os termos correspondem a mesma coisa.

Ser acompanhado por um advogado especializado é fundamental, para que o cliente garanta o exercício de todos seus direitos, especialmente, o direito à defesa técnica e ao contraditório.

Além de defender os acusados, o advogado criminal também pode atuar em favor das vítimas de crimes, tanto em ações penais privadas quanto como assistentes de acusação, visando sempre o melhor auxílio no alcance dos direitos de seus clientes.

Advogados Criminais: Audiência de Custódia

Advogado Penal:  O que é Audiência de Custódia? Quais seus Benefícios?

A audiência de custódia, um procedimento legal em que um indivíduo detido após a prisão é apresentado a um juiz dentro de um curto período após a detenção inicial, tem ganhado destaque como um mecanismo fundamental para garantir que os direitos dos detidos sejam respeitados desde o início do processo criminal.

  • A importância desse procedimento reside em sua capacidade de assegurar a proteção dos direitos humanos, prevenir abusos e contribuir para um sistema de justiça mais equitativo.
  • Alternativas à Prisão Preventiva e Reincidência Criminal: Um dos aspectos mais benéficos da audiência de custódia é sua capacidade de avaliar individualmente a necessidade de detenção e considerar alternativas à prisão preventiva.
  • Equidade e Transparência no Sistema de Justiça: A audiência de custódia promove a equidade no sistema de justiça criminal, tratando todos os detidos de maneira igualitária. Isso é especialmente importante para grupos historicamente marginalizados, que podem estar mais propensos a serem alvos de detenções arbitrárias.
  • Eficiência Processual e Responsabilidade Institucional: Além dos aspectos fundamentais de proteção dos direitos e equidade, a audiência de custódia também contribui para uma maior eficiência no sistema de justiça.
  • Advocacia e Sensibilização Pública para a Audiência de Custódia: A promoção da audiência de custódia também depende da advocacia e da sensibilização pública. Organizações de direitos humanos, advogados e membros da sociedade desempenham um papel vital ao pressionar por políticas que garantam a implementação da audiência de custódia.

Essa sensibilização contribui para uma mudança cultural e institucional, fortalecendo o compromisso com os direitos humanos no sistema de justiça.

Etapas da Audiência de Custódia: Proteção dos Direitos Humanos desde o Início

Uma das pedras angulares da audiência de custódia é a proteção dos direitos humanos dos detidos desde o momento da prisão.

Em muitos casos, os detidos são vulneráveis e podem ser sujeitos a tratamentos cruéis e degradantes durante a detenção inicial.

A audiência de custódia atua como um escudo protetor, garantindo que os detidos sejam tratados com dignidade e respeito, independentemente da natureza das acusações.

Advocacia e Sensibilização Pública para a Audiência de Custódia

A promoção da audiência de custódia também depende da advocacia e da sensibilização pública. Organizações de direitos humanos, advogados e membros da sociedade desempenham um papel vital ao pressionar por políticas que garantam a implementação da audiência de custódia. Essa sensibilização contribui para uma mudança cultural e institucional, fortalecendo o compromisso com os direitos humanos no sistema de justiça.

Fortalecendo o Sistema de Justiça com a Audiência de Custódia

Em um mundo onde os direitos individuais e a equidade são fundamentais, a audiência de custódia se destaca como uma ferramenta indispensável no sistema de justiça criminal.

Ao proteger os direitos dos detidos desde o início do processo, prevenir detenções arbitrárias, considerar alternativas à prisão preventiva e promover a equidade, a audiência de custódia não apenas fortalece o sistema judicial, mas também reafirma o compromisso com os valores fundamentais de justiça e direitos humanos.

A audiência de custódia é mais do que um procedimento legal.

É um símbolo de esperança, de que a justiça pode ser acessível a todos, independentemente de sua situação.

À medida que continuamos avançando, devemos lembrar que a luta por uma justiça verdadeira é contínua e que cada passo em direção a um sistema mais justo é um passo em direção a um futuro melhor para todos.

preterição e reclassificação militar

Advogados para ações penais: Quais Penas e Sanções Aplicáveis às Contravenções Penais?

As penas para as contravenções penais são mais brandas em comparação aos crimes. Geralmente, envolvem o pagamento de multas e outras sanções administrativas, mas não resultam em prisão. As penas podem variar de acordo com a gravidade da infração e a legislação específica para cada caso.

É importante ressaltar que, embora as penas sejam menos severas, as contravenções penais ainda têm impacto negativo no histórico criminal do infrator e podem causar danos em outras esferas da vida, como a reputação e a possibilidade de obter certos benefícios.

Escritório de Advocacia criminalista: Como  pode Auxiliar em Casos de Contravenção Penal

Embora as contravenções penais sejam infrações de menor gravidade, elas ainda podem gerar consequências negativas para o infrator.

Nesse contexto, contar com a assessoria de um escritório de advocacia especializado em casos criminais é de extrema importância, nosso escritório possui experiência e casos de sucesso nessa área.

Um advogado experiente pode avaliar o caso, esclarecer as possibilidades de defesa, propor acordos e representar o cliente em audiências perante os Juizados Especiais Criminais.

Além disso, a presença de um profissional capacitado é essencial para garantir que os direitos do acusado sejam respeitados e para buscar a melhor solução para o conflito.

Defendendo seus Direitos em Casos de Contravenções Penais

As contravenções penais são infrações de menor gravidade, mas ainda assim requerem atenção e uma defesa adequada para evitar consequências negativas.

Caso você esteja enfrentando uma situação envolvendo contravenção penal, não hesite em buscar o auxílio de um escritório de advocacia especializado.

Advogados Penais: Impetração de Habeas Corpus

Advogado para ações penais: O que é Habeas Corpus?

O Habeas Corpus é um remédio constitucional previsto no artigo 5º, inciso LXVIII da Constituição Federal, que tem como objetivo proteger a liberdade de locomoção de uma pessoa.

Em outras palavras, é um instrumento utilizado para garantir que alguém que esteja sendo detido ou preso de forma ilegal seja libertado imediatamente.

Advogado criminal: Como funciona o Habeas Corpus?

O Habeas Corpus pode ser impetrado por qualquer pessoa, seja ela a própria pessoa que esteja sofrendo a ilegalidade, seu advogado, um familiar ou um amigo próximo.

É importante destacar que o Habeas Corpus pode ser utilizado em qualquer momento do processo, desde a fase de investigação até após a condenação.

Advogado Direito criminal: Saiba como o habeas corpus pode ser impetrado

O Habeas Corpus pode ser impetrado sempre que a liberdade de locomoção de uma pessoa estiver ameaçada ou sofrendo ilegalidade.

Isso pode acontecer em diversos casos, como prisões preventivas sem fundamentação, prisões temporárias sem prazo determinado, prisões ilegais, entre outros.

O que é prisão preventiva?

A prisão preventiva é uma medida cautelar decretada pelo juiz com o objetivo de garantir a ordem pública, a conveniência da instrução criminal ou a aplicação da lei penal.

Ela pode ser decretada em qualquer fase do processo, desde que haja fundamentos para tanto.

Quando a prisão preventiva é ilegal?

prisão preventiva só pode ser decretada em casos excepcionais, quando não for possível a aplicação de medidas cautelares diversas.

Além disso, ela deve estar fundamentada em fatos e não em meras suposições ou presunções.

Se a prisão preventiva for decretada de forma ilegal, é possível impetrar o Habeas Corpus para garantir a liberdade do indivíduo.

A importância de um advogado penal: Habeas Corpus

Para impetrar um Habeas Corpus, é necessário ter conhecimento técnico e jurídico. É importante contar com a ajuda de um advogado especializado, que irá avaliar a situação do indivíduo e impetrar o remédio constitucional.

O advogado irá preparar uma petição, que deverá ser protocolada no Tribunal competente.

Dessa forma, você conseguiu compreender que o habeas corpus é uma ferramenta importante para proteger os direitos fundamentais dos cidadãos.

É uma garantia constitucional que permite a qualquer pessoa que se sinta injustamente privada de sua liberdade buscar a intervenção do Judiciário para que seus direitos sejam respeitados.

É essencial que todos os cidadãos conheçam seus direitos e saibam como agir em caso de violação.

É responsabilidade dos advogados especialistas em direito penal e processual penal orientar seus clientes sobre o habeas corpus e outros instrumentos legais que possam proteger seus direitos.

Juizados Especiais Criminais

Advogado juizados especiais criminais: Você encontra em Recife para Crime de Menor Potencial Ofensivo

Para auxiliar os clientes nos processos que envolve crime de menor potencial ofensivo a Reis Advocacia conta com uma equipe capacitada e com experiência na prática nesses tipos de defesa.

O crime de menor potencial ofensivo é aquele onde a pena máxima a cumprir é de até dois anos, exemplos de crimes que se referem como infração de menor potencial são: lesão corporal leve; crimes de ameaça; desacato, entre outros.

Um advogado especializado em crime de menor potencial é um profissional de direito que atua nas mais variadas questões que envolve os crimes de menor relevância, com ações julgadas e processadas pelos Juizados Especiais Criminais.

Visando a excelência da defesa criminal, desenvolvemos e aprimoramos um método único de defesa, isto é, o método 100%absolvição.

Com esse método conseguimos absolvição em quase a totalidade dos processos criminais e administrativos disciplinares que atuamos, Clique aqui e descubra os segredos desse procedimento.

Advogado Lei Maria da Penha: Ações de Violência Doméstica

Para auxiliar os clientes nas ações de violência doméstica a Reis Advocacia conta com uma equipe capacitada e com experiência na prática nesses tipos ações de violência doméstica.

Um advogado especializado em ações de violência doméstica é um profissional de direito que atua nas mais variadas questões que envolve a defesa de uma das partes envolvidas nos crimes de violência doméstica, previsto na Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340/2006).

Tal advogado deve ter experiência e estar atento às mudanças frequentes para propor as melhores soluções jurídicas aos clientes.

Irei te esclarecer brevemente algumas dúvidas sobre a violência doméstica e a lei maria da penha.

A violência pode acontecer tanto no âmbito da unidade doméstica quanto fora, desde que envolva relações familiares, de convivência permanente ou esporádica. As pessoas envolvidas podem ser parentes naturais, por afinidade ou por vontade expressa.

Advogados criminais: Quais são os tipos de violência doméstica?

Violência física, Violência psicológica, violência sexual, violência patrimonial, e Violência moral.

Saiba Como surgiu a Lei Maria da Penha?

A Lei 11.340/2006 surgiu a partir de um caso real envolvendo violência doméstica. Maria da Penha foi vítima de tentativa de homicídio por duas vezes no ano de 1983. Na primeira ocasião o seu então esposo, Marco Antônio atirou em suas costas enquanto ela dormia, o que a deixou paraplégica.

Em meio a tudo isso foi criada a lei, e outras medidas diversas que fazem parte dela como a medida protetiva de urgência a fim de proteger as vítimas de grandes tragédias.

 Escritório especialista lei Maria da Penha: Quando pedir Medida Protetiva?

  • A aplicação das medidas protetivas vai depender das que foram determinadas pelo juiz para cada caso concreto, são diversas as possibilidades de medidas que obrigam o agressor, quais sejam:
  • Suspensão da posse ou restrição do porte de armas;
  • Afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida;
  • aproximação da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, fixando o limite mínimo de distância entre estes e o agressor;
  • contato com a ofendida, seus familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicação;
  • frequentação de determinados lugares a fim de preservar a integridade física e psicológica da ofendida;
  • Restrição ou suspensão de visitas aos dependentes menores, ouvida a equipe de atendimento multidisciplinar ou serviço similar;
  • Prestação de alimentos provisionais ou provisórios;
  • Comparecimento do agressor a programas de recuperação e reeducação;
  • Acompanhamento psicossocial do agressor, por meio de atendimento individual e/ou em grupo de apoio.

Por exemplo, caso seja determinada medida de proibição de aproximação da ofendida, após o recebimento da intimação pelo agressor, ele já está obrigado a cumpri-la de acordo com as determinações estabelecidas na decisão.

Advogado Penal: Como solicitar uma medida protética?

O processo de solicitar uma medida protetiva pode variar dependendo da sua localização, mas geralmente envolve os seguintes passos:

  1. Registre um Boletim de Ocorrência: A primeira etapa é denunciar a violência às autoridades policiais e registrar um boletim de ocorrência. Isso é essencial para iniciar o processo legal.
  2. Procure uma Delegacia da Mulher: Em muitos casos, é aconselhável buscar uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, onde profissionais têm experiência em lidar com casos de violência doméstica.
  3. Solicite a Medida Protetiva: Após registrar o boletim de ocorrência, você pode solicitar a medida protetiva junto ao juiz competente. Isso pode ser feito com a ajuda de um advogado ou defensor público.
  4. Audiência Judicial: Geralmente, uma audiência será marcada para avaliar a necessidade da medida protetiva. É importante comparecer e apresentar evidências da violência sofrida.
  5. Concessão da Medida: Se o juiz entender que a medida é necessária para a sua segurança, ela será concedida. O agressor será notificado e deverá cumprir as restrições estabelecidas.

Advogado direito criminal: Quanto tempo dura uma Medida Protetiva?

Não há um prazo pré-estabelecido. A duração das medidas protetivas depende do tempo que persistir a iminência de uma nova agressão, o que será avaliado pelo juiz.

Advogados Maria da Penha: Qual é o prazo para concessão da Medidas Protetiva?

Caso a vítima se dirija a uma delegacia, o delegado tem o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para enviar o expediente ao juiz e o juiz tem o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para apreciar o pedido. O pedido pode ser realizado também diretamente ao juiz por meio de advogado ou defensor público.

Em situações em que haja risco atual ou iminente à vida ou integridade física ou psicológica da mulher, o agressor pode ser imediatamente afastado do lar pelo juiz.

Quando o Município em que a mulher procurar ajuda não for sede de comarca o afastamento pode ser determinado pelo delegado de Polícia e, caso não haja delegado disponível no momento da denúncia, o afastamento pode ser determinado pelo policial.

A medida protetiva suja o nome do agressor: Advogados Maria da Penha.

A concessão de medidas protetivas não interfere na situação cadastral do agressor no SPC, SERASA ou qualquer órgão de proteção ao crédito. Também não constará nenhum registro relativo a antecedentes criminais.

O que pode ocorrer é, em caso de prática de crime e instauração de processo judicial, se o agressor for condenado, ficará com o processo constando na ficha criminal como antecedente.

É diferente de unicamente serem concedidas medidas protetivas, que em si não constituem um Processo Judicial, apenas um tipo de medida cautelar.

Entretanto, é importante destacar que as medidas concedidas serão registradas em banco de dados mantido e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça. Terão acesso a esse banco de dados o Ministério Público, a Defensoria Pública e os órgãos de segurança pública e de assistência social

Advogado para Tribunal de Júri: Como funciona essa Assistência do Advogado.

O Advogado do Tribunal do Júri: Defendendo a Justiça e os Direitos Fundamentais

O Tribunal do Júri é um dos pilares do sistema judiciário em muitos países, incluindo o Brasil, e desempenha um papel fundamental na busca pela justiça. Nesse cenário, o advogado do Tribunal do Júri emerge como um defensor essencial dos direitos individuais e da equidade no processo legal.

Advogado do tribunal de júri: Defendendo Vidas e Liberdades

O advogado especializado em Tribunal do Júri concentra-se principalmente em casos de crimes dolosos contra a vida, que envolvem a vida e a liberdade dos réus. Esses profissionais desempenham um papel crucial ao assegurar que os princípios fundamentais do direito sejam respeitados em todas as etapas do processo.

ADVOGADOS CRIMINAL: A Importância da Equidade

O Tribunal do Júri é composto por jurados escolhidos aleatoriamente da sociedade, e é sua responsabilidade decidir sobre a culpabilidade ou inocência do réu. O advogado do Tribunal do Júri desempenha um papel fundamental ao apresentar argumentos convincentes, evidências sólidas e garantir que o devido processo legal seja seguido rigorosamente. Sua atuação visa assegurar que o réu seja julgado de forma justa, sem preconceitos ou influências indevidas.

A Equipe da Reis Advocacia

Na Reis Advocacia, reconhecemos a importância crítica do Tribunal do Júri na administração da justiça. Nossa equipe é composta por advogados criminalistas altamente capacitados e experientes, prontos para enfrentar os desafios complexos desses casos. Comprometemo-nos a fornecer uma defesa vigorosa e ética, sempre buscando proteger os direitos de nossos clientes e garantir que a justiça seja alcançada.

Em suma, o advogado do Tribunal do Júri desempenha um papel vital na defesa dos direitos individuais e na busca pela verdade. Na Reis Advocacia, estamos empenhados em fornecer uma defesa de qualidade e ajudar nossos clientes a enfrentar os desafios do Tribunal do Júri, garantindo que a justiça prevaleça.Parte superior do formulário

Para auxiliar os clientes nos processos que tramitam perante o Tribunal do Júri a Reis Advocacia conta com uma equipe capacitada e com experiência na prática nesses tipos de defesa.

Um advogado especializado em Tribunal do Júri é um profissional de direito que atua nas mais variadas questões referentes aos crimes dolosos contra a vida.

Advogado para Execução Penal: Garantindo os Direitos e Cumprindo Sentenças de Forma Justa

A execução penal é uma etapa crucial do sistema de justiça criminal, e um advogado especializado nessa área desempenha um papel fundamental em assegurar que as penas de prisão ou medidas de segurança sejam cumpridas de acordo com a lei e respeitando os direitos dos condenados. Na Reis Advocacia, nossa equipe capacitada e experiente se dedica a auxiliar clientes em ações de execução penal, garantindo que a justiça seja feita de maneira justa e equitativa.

A Complexidade da Execução Penal: A importância de  advogados para essas ações penais.

A execução penal envolve uma série de procedimentos legais e regulamentações que devem ser estritamente seguidos para garantir a transparência e o respeito pelos direitos dos condenados. Um advogado especializado em execução penal está familiarizado com essas complexidades e é capaz de orientar seus clientes em todas as fases do cumprimento da pena.

Advogado penal: A Defesa dos Direitos do Condenado

Um dos principais papéis do advogado de execução penal é assegurar que os direitos do condenado sejam respeitados. Isso inclui a garantia de que o cumprimento da pena ocorra em condições humanas, que sejam oferecidas oportunidades de progressão de regime, liberdade condicional ou benefícios legais, quando aplicáveis, e que eventuais violações de direitos sejam devidamente contestadas.

Advogados: entenda a Importância da Reabilitação

Além de garantir a aplicação correta da pena, o advogado de execução penal também pode desempenhar um papel crucial na busca pela reabilitação do condenado. Isso pode envolver a promoção de programas de ressocialização, educação e treinamento profissional que contribuam para a reintegração do indivíduo na sociedade após o cumprimento da pena.

Nosso escritório de advocacia:  Compromisso com a Justiça e os Direitos Humanos

Na Reis Advocacia, compreendemos a importância da execução penal justa e humanitária. Nossa equipe está empenhada em garantir que nossos clientes tenham seus direitos protegidos e que cumpram suas penas de maneira justa e de acordo com a lei. Acreditamos na reabilitação como um caminho para a reintegração social e buscamos ajudar os condenados a construir um futuro melhor.

Em resumo, um advogado especializado em execução penal desempenha um papel crucial em assegurar que a justiça seja feita, que os direitos dos condenados sejam respeitados e que a sociedade possa avançar em direção a um sistema de justiça mais humano e eficaz. Na Reis Advocacia, estamos aqui para guiar nossos clientes por esse processo complexo e garantir que a lei seja aplicada de maneira justa e equitativa.

Entendendo a Queixa-Crime: Um Passo Importante na Justiça Criminal

A Queixa-Crime é um termo que pode parecer um tanto complexo à primeira vista, mas desempenha um papel fundamental no campo da justiça criminal. Como analista de marketing da Reis Advocacia, vamos explorar o que é a Queixa-Crime e como ela se encaixa no âmbito do direito criminal.

Advogado Penal: O Que é a Queixa-Crime?

A Queixa-Crime é uma ação judicial apresentada pela vítima de um crime, ou por seu representante legal, contra o suposto autor do crime. Ela é usada para iniciar um processo criminal contra a pessoa acusada, buscando responsabilizá-la legalmente pelos atos cometidos. Em essência, a Queixa-Crime é o ponto de partida para que a justiça criminal seja acionada quando uma pessoa se sente lesada por um crime.

Advogados criminalistas: Saiba Quando a Queixa-Crime é Necessária?

A Queixa-Crime é geralmente utilizada em casos de crimes de ação penal privada, ou seja, crimes em que a ação penal não pode ser iniciada de ofício pelo Ministério Público.

Isso inclui uma variedade de delitos, como calúnia, difamação, injúria, furto, estelionato, entre outros. Nessas situações, a vítima ou seu representante legal deve apresentar uma Queixa-Crime para que o processo criminal seja iniciado.

O Papel da Reis Advocacia na Queixa-Crime

A Reis Advocacia tem experiência sólida na assessoria a clientes que desejam apresentar uma Queixa-Crime ou que estão enfrentando uma ação penal privada. Nossos advogados especializados em direito criminal estão preparados para guiar você através de todo o processo, desde a coleta de evidências até a representação no tribunal.

Advogados especialistas:  Quais os Passos Importantes na Apresentação de uma Queixa-Crime

  1. Coleta de Evidências: Antes de apresentar uma Queixa-Crime, é crucial reunir todas as evidências disponíveis, como documentos, testemunhas, vídeos ou fotos que possam apoiar sua acusação.
  2. Elaboração da Queixa-Crime: A Queixa-Crime deve ser redigida de acordo com as normas legais, descrevendo detalhadamente o crime e as circunstâncias envolvidas. Nossos advogados podem ajudar na elaboração precisa deste documento.
  3. Apresentação no Tribunal: Após a preparação da Queixa-Crime, ela é apresentada ao tribunal competente. A partir desse ponto, o processo criminal terá início, e a defesa do acusado também será notificada.
  4. Acompanhamento Processual: Durante todo o processo, nossa equipe de advogados estará ao seu lado, acompanhando cada etapa e representando seus interesses da melhor maneira possível.

A Queixa-Crime desempenha um papel crucial na justiça criminal, permitindo que vítimas ou seus representantes legais busquem responsabilização legal contra supostos autores de crimes.

A Reis Advocacia está à disposição para orientar e auxiliar clientes em todos os aspectos relacionados à Queixa-Crime, assegurando que seus direitos sejam protegidos e que a justiça seja feita.

Se você se encontra em uma situação que requer a apresentação de uma Queixa-Crime, não hesite em entrar em contato conosco para obter assistência profissional e especializada.

Advogados para Crimes contra a Administração Pública

Advogado Penal: Peculato Culposo: Modalidade Culposa do Crime de Peculato

Conheça os elementos desse tipo penal, as penas previstas em lei
O crime de peculato é conhecido por ser uma conduta desonesta de servidores públicos que se apropriam indevidamente de recursos públicos.

No entanto, além do peculato doloso, que envolve a intenção deliberada de cometer o delito, existe também o peculato culposo.

Advogados Criminalista : O que é Peculato Culposo?

O peculato culposo é uma das modalidades do crime de peculato prevista no Código Penal Brasileiro, mais especificamente no artigo 312, §2º.

Essa conduta criminosa ocorre quando o agente público, embora não tenha a intenção de se apropriar dos recursos públicos, age de forma negligente ou imprudente e causa o desvio ou a apropriação indevida de bens, valores ou recursos públicos.

Diferentemente do peculato doloso, em que há a intenção deliberada de cometer o crime, no peculato culposo, o agente age sem essa vontade específica, porém, acaba provocando o resultado criminoso por sua negligência.

Advogados para ações penais: Quais os elementos do Peculato Culposo?

Para que se configure o peculato culposo, é necessário que estejam presentes alguns elementos específicos:

  • Qualidade de Agente Público: O agente deve ser funcionário público, seja na administração direta, indireta ou em qualquer função pública.
  • Conduta Negligente: O agente age de forma negligente, imprudente ou imperita, sem a devida cautela ou cuidado que a função exige.
  • Resultado de Desvio ou Apropriação: A ação negligente do agente resulta no desvio ou apropriação indevida de bens, valores ou recursos públicos.

Pena para o Peculato Culposo e importância dos advogados para esse tipo de crimes.

O peculato culposo é considerado crime, e a pena prevista para essa conduta é a de detenção, de três meses a um ano.

Além disso, o agente também poderá sofrer outras sanções administrativas e civis, de acordo com a legislação vigente.

A importância de um Advogado Penal: Peculato

Um advogado especializado nessa área desempenha um papel fundamental em garantir que os direitos do acusado sejam protegidos e que o devido processo legal seja seguido rigorosamente.

  1. Assessoria Jurídica Especializada: O crime de peculato, que envolve o desvio de recursos públicos por um servidor, é um assunto complexo que requer um conhecimento aprofundado das leis e procedimentos relacionados à administração pública. Um advogado criminal especializado nesta área possui o conhecimento necessário para defender eficazmente seu cliente.
  2. Proteção dos Direitos Constitucionais: O advogado criminal desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos constitucionais do acusado, como o direito à ampla defesa e ao contraditório. Eles asseguram que todas as evidências sejam obtidas legalmente e que o devido processo seja seguido, evitando violações dos direitos do cliente.
  3. Negociações e Acordos: Em muitos casos, um advogado criminal pode negociar com o Ministério Público ou promotoria em busca de acordos favoráveis, como a redução de penas ou a aplicação de medidas alternativas. Isso pode resultar em resultados mais favoráveis para o acusado.
  4. Conhecimento de Jurisprudência: O advogado criminal acompanha a jurisprudência e decisões judiciais relacionadas a crimes contra a administração pública. Isso permite que eles construam estratégias de defesa sólidas com base em precedentes legais relevantes.
  5. Defesa Estratégica: Cada caso de peculato é único, e um advogado criminal desenvolve estratégias de defesa específicas para o cenário particular do cliente. Isso inclui a revisão minuciosa das evidências, a identificação de falhas na acusação e a apresentação de argumentos sólidos em tribunal.
  6. Acompanhamento Processual: Um advogado criminal acompanha de perto o processo judicial, assegurando que todos os prazos sejam cumpridos e que nenhuma etapa crucial seja negligenciada.

Em resumo, diante da complexidade e das implicações sérias dos crimes contra a administração pública, como o peculato, contar com um advogado criminal experiente é de suma importância. Esse profissional não apenas defende os direitos do acusado, mas também trabalha para alcançar o melhor resultado possível no sistema judicial.

preterição e reclassificação militar

Advogados Penal: O que é crime de PREVARICAÇÃO ?

A prevaricação é um crime que merece destaque, especialmente no campo de atuação público e legal. Trata-se do ato de um funcionário público retardar ou negligenciar a execução de um dever, ou até mesmo realizar um ato contrário à lei, tudo isso com o intuito de satisfazer interesses ou sentimentos pessoais.

A relevância desse tema é evidente, pois a prevaricação pode ter sérias consequências para a justiça, a eficácia do serviço público e, mais importante, para os direitos dos cidadãos. Para entendermos melhor, vejamos alguns exemplos práticos:

  1. Policial que permite a fuga de um criminoso: Isso pode ocorrer por simpatia pelo criminoso, conhecimento pessoal ou até mesmo por não desejar perseguir o infrator. Isso prejudica a segurança pública e a confiança na polícia.
  2. Autoridades que ignoram crimes: Quando um funcionário público, como um juiz, promotor ou investigador, toma conhecimento de um crime, mas não o denuncia ou investiga devido a interesses pessoais, a justiça é comprometida e os infratores podem escapar impunes.
  3. Negativa de serviços públicos: Funcionários públicos que se recusam a fornecer certidões ou documentos necessários ao cidadão por antipatia ou outros motivos pessoais estão infringindo a lei e prejudicando os direitos dos cidadãos.
  4. Atraso no atendimento: Funcionários públicos que deliberadamente atrasam o atendimento em órgãos governamentais, como INSS, cartórios ou fóruns, causam inconveniência e prejudicam o acesso do cidadão aos serviços públicos.
  5. Negligência na área da saúde: Médicos ou profissionais de saúde que se recusam a atender ou atrasam o atendimento de pacientes necessitados também estão envolvidos na prevaricação.

Portanto, compreender a prevaricação é essencial, pois ajuda a manter a integridade do serviço público, a justiça e os direitos dos cidadãos. É importante que tanto os funcionários públicos quanto os cidadãos estejam cientes desse crime e de suas implicações legais para garantir um sistema justo e eficiente. Em casos de suspeita de prevaricação, buscar orientação jurídica adequada é fundamental para preservar a justiça e a ética no serviço público.

 A Importância do advogado no crime de Prevaricação

A presença de um advogado é fundamental em casos de crimes de prevaricação, tanto para a defesa quanto para a busca de justiça. Aqui estão algumas razões que destacam a importância do advogado nesses casos:

  1. Proteção dos direitos do acusado: O advogado desempenha um papel crucial na proteção dos direitos do funcionário público acusado de prevaricação. Isso inclui garantir que todos os procedimentos legais sejam seguidos adequadamente e que o acusado não seja injustamente tratado ou condenado.
  2. Conhecimento especializado: Os advogados criminalistas têm um conhecimento profundo das leis criminais e procedimentos legais. Eles podem avaliar minuciosamente o caso, identificar defesas possíveis e desenvolver estratégias para a defesa do acusado.
  3. Investigação e coleta de evidências: Os advogados têm a capacidade de investigar o caso, reunir evidências, entrevistar testemunhas e analisar documentos. Isso pode ser crucial para construir uma defesa sólida e identificar inconsistências ou falhas na acusação.
  4. Negociação com o Ministério Público: Em muitos casos, os advogados podem negociar com o Ministério Público para buscar acordos que possam resultar em penas mais leves ou em uma resolução mais favorável para o acusado.
  5. Representação legal eficaz: Ter um advogado competente na corte pode fazer uma grande diferença no resultado do caso. O advogado pode apresentar argumentos convincentes, contestar evidências e depoimentos, e defender os interesses do acusado de maneira eficaz.
  6. Conhecimento do sistema jurídico: Os advogados conhecem o funcionamento do sistema jurídico e podem orientar o acusado em relação aos prazos, procedimentos e requisitos legais, evitando erros que poderiam prejudicar o caso.
  7. Apoio emocional e orientação: Enfrentar acusações criminais pode ser extremamente estressante. Um advogado não apenas fornece orientação legal, mas também apoio emocional, ajudando o acusado a entender o processo e lidar com o estresse associado ao caso.
  8. Possibilidade de recursos: Se o acusado for condenado injustamente, um advogado pode entrar com recursos legais para revisar o caso e buscar a reversão da condenação.

Em resumo, a importância do advogado em casos de prevaricação reside em sua capacidade de proteger os direitos do acusado, garantir um processo legal justo e buscar a melhor defesa possível. Ter um advogado competente ao lado do acusado é fundamental para o resultado do caso e para garantir que a justiça seja feita.

Advogado Penal: Concussão Definição, Denúncia e Proteção Jurídica

A concussão é um crime cometido por funcionários públicos que envolve exigir vantagens indevidas em troca do cumprimento de suas obrigações. Nosso escritório de advocacia está aqui para proteger seus direitos e liberdades. Saiba mais sobre concussão, como denunciá-la e como podemos ajudar:

Advogados Penal O Que É Concussão?

A concussão é um crime que ocorre quando um servidor público usa sua posição para obter vantagens indevidas, como dinheiro ou serviços, em troca do cumprimento de suas obrigações ou para evitar prejudicar a vítima.

Denunciando o Crime de Concussão

Se você suspeita ter sido vítima de concussão ou tem informações sobre esse crime, é essencial denunciá-lo às autoridades competentes. Nossa equipe de advogados está à disposição para orientá-lo durante esse processo, garantindo seus direitos.

Diferenças entre Concussão e Extorsão

É importante entender a diferença entre concussão e extorsão, já que ambos envolvem vantagens indevidas. A concussão é praticada por funcionários públicos, enquanto a extorsão é cometida por particulares.

Procedimentos e Soluções Jurídicas

Nossa equipe oferece assistência jurídica em todas as etapas, desde a denúncia até a reparação de danos causados pelo crime de concussão. Conte conosco para defender seus direitos e interesses.

Por Que Escolher Nosso Escritório de Advocacia?

Oferecemos atendimento personalizado, agilidade, ética, qualidade e excelência em casos de concussão. Não hesite em nos contatar para buscar justiça e reparação pelos danos sofridos.

Confie em nossa experiência para proteger seus direitos em casos de concussão. Estamos aqui para ajudar.

Advogado de ações Penais: Corrupção Ativa e Corrupção Passiva: Diferenças e Penalidades

A corrupção é um câncer que afeta não apenas a estrutura do Estado, mas também a confiança da sociedade em suas instituições. Neste artigo, mergulharemos no obscuro mundo da corrupção, explorando as definições e nuances da corrupção ativa e corrupção passiva, dois crimes que corroem a integridade do sistema público.

Entendendo os Delitos

A corrupção é um problema que afeta gravemente a sociedade e o Estado. Neste artigo, abordaremos as definições de corrupção ativa e corrupção passiva, esclarecendo as diferenças fundamentais entre esses delitos e destacando as penalidades aplicáveis de acordo com a legislação brasileira.

Corrupção Ativa

A corrupção ativa ocorre quando um indivíduo oferece, promete ou concede vantagens indevidas a um agente público com o objetivo de obter algum benefício ou vantagem ilegal em troca. Esse crime envolve uma ação ativa por parte do corruptor, que age como o iniciador do ato corrupto.

Corrupção Passiva

A corrupção passiva acontece quando um agente público solicita, aceita ou recebe vantagens indevidas em troca do exercício ilegal de suas funções ou do direcionamento de recursos públicos para interesses privados. Nesse caso, o agente público é quem se encontra em posição passiva, sendo corrompido por terceiros.

Diferenças Cruciais

A principal diferença entre corrupção ativa e corrupção passiva reside no papel desempenhado pelos envolvidos. Na corrupção ativa, o corruptor age como o agente ativo, oferecendo vantagens indevidas, enquanto na corrupção passiva, o agente público é quem recebe essas vantagens em troca de favores ilegais. Ambos os crimes são graves e prejudicam a integridade do sistema público.

Penalidades Previstas

De acordo com o Código Penal Brasileiro, tanto a corrupção ativa quanto a corrupção passiva são consideradas crimes e estão sujeitas a penalidades severas. A pena para ambos os crimes pode variar de 2 a 12 anos de prisão, além de multa. A gravidade da pena depende do valor envolvido na corrupção e das circunstâncias específicas do caso.

Denunciando e se Protegendo

A denúncia da corrupção ativa ou passiva é um dever de todo cidadão que presencia ou tem conhecimento de um ato corrupto. A proteção contra esses delitos envolve medidas preventivas e reativas para evitar envolvimento em atos corruptos.

Como Nosso Escritório de Advocacia Pode Ajudar

Nosso escritório de advocacia possui uma equipe de advogados especializados em casos de corrupção ativa e passiva, que podem oferecer a melhor assistência jurídica para quem precisa de orientação, defesa ou representação em casos relacionados a esses crimes. Contamos com experiência e competência para lidar com esses casos, buscando sempre a melhor solução para nossos clientes.

Não se deixe intimidar pela corrupção. Conte com nosso escritório de advocacia para defender seus direitos e interesses. Estamos ao seu lado na luta contra a corrupção.

A Condescendência Criminosa: O que é? E suas Definições

A condescendência criminosa é um termo jurídico que envolve o conhecimento e a omissão diante de um crime, caracterizando-se como um delito em si.

O Que É Condescendência Criminosa?

A condescendência criminosa, de acordo com o Código Penal Brasileiro, é a atitude de alguém que, tendo conhecimento de que outra pessoa cometeu um crime, age de forma a favorecê-la, protegê-la ou deixar de comunicar às autoridades competentes sobre o fato criminoso.

Crime de Condescendência Criminosa

O crime de condescendência criminosa se configura quando alguém age de maneira condescendente diante de um crime, favorecendo o autor do delito de alguma forma. Esse comportamento é tipificado no artigo 320 do Código Penal Brasileiro e é considerado um delito independente. Ou seja, além da pessoa que comete o crime original, quem age de forma condescendente também pode ser responsabilizado criminalmente.

Quando o Crime de Condescendência Criminosa se Materializa?

A condescendência criminosa se materializa quando alguém, tendo conhecimento de que outra pessoa cometeu um crime, realiza uma das seguintes ações:

  • Auxilia o criminoso de alguma forma, seja fornecendo abrigo, dinheiro, transporte ou qualquer recurso que facilite a prática do delito.
  • Omite-se ao não denunciar o crime às autoridades competentes, quando tinha o dever legal de fazê-lo.
  • Toma atitudes para dificultar ou impedir a investigação do crime por parte das autoridades.

Penalidades Associadas à Condescendência Criminosa

A legislação brasileira prevê penalidades para quem comete o crime de condescendência criminosa. A pessoa que age de forma condescendente pode ser penalizada com uma pena de detenção, que pode variar de um a seis meses, ou com o pagamento de multa. A gravidade da pena dependerá das circunstâncias do caso e do grau de envolvimento do condescendente no crime.

Denunciando e se Protegendo

A denúncia da condescendência criminosa é um ato de cidadania e de respeito à lei. Quem tem conhecimento de que alguém cometeu um crime e age de forma condescendente, seja por omissão ou por colaboração, está contribuindo para a impunidade e para a perpetuação da criminalidade.

É fundamental denunciar esse tipo de comportamento às autoridades competentes. A proteção contra a condescendência criminosa envolve medidas preventivas e reativas para evitar envolvimento em um ato condescendente.

Como Nosso Escritório de Advocacia Pode Ajudar

Nosso escritório de advocacia possui uma equipe de advogados especializados em casos de condescendência criminosa, que podem oferecer a melhor assistência jurídica para quem precisa de orientação, defesa ou representação em casos relacionados a esse crime.

Nossos serviços incluem:

  • Orientação jurídica sobre os direitos e deveres dos cidadãos em relação à condescendência criminosa.
  • Defesa jurídica de pessoas acusadas de condescendência criminosa, buscando a absolvição ou a redução da pena.
  • Representação jurídica de pessoas vítimas de condescendência criminosa, buscando a reparação dos danos sofridos.
  • Acompanhamento jurídico de processos administrativos ou judiciais envolvendo condescendência criminosa, garantindo o cumprimento das normas legais e a defesa dos interesses dos clientes.

Não se deixe intimidar pela condescendência criminosa. Conte com nosso escritório de advocacia para defender seus direitos e interesses. Estamos ao seu lado na luta contra esse crime.

Advogados penais para crimes de Abandono de Função.

O abandono de função no serviço público é um delito que ocorre quando um servidor público deixa de exercer suas atribuições de forma intencional e injustificada. Isso configura uma violação da ética e da eficiência no serviço público.

O crime de abandono de função está previsto no Código Penal Brasileiro, especificamente no Artigo 323, e ocorre quando um servidor público deixa de exercer suas funções por mais de 30 dias consecutivos de forma injustificada.

As consequências do abandono de função podem ser de natureza administrativa e criminal. Administrativamente, o servidor pode ser demitido, de acordo com a Lei nº 8.112/90, que regulamenta o regime jurídico dos servidores públicos civis da União. Criminalmente, o servidor pode ser punido com detenção de 15 dias a um mês ou multa, de acordo com o Código Penal.

Para evitar o abandono de função, é importante promover a capacitação e motivação dos servidores, estabelecer canais de comunicação eficazes, realizar avaliações de desempenho, e aplicar medidas administrativas e corretivas de forma justa e proporcional.

É fundamental que os servidores compreendam seus deveres e obrigações no serviço público para manter a integridade e eficiência do sistema.

Advogados para crimes contra administração pública 

A importância dos advogados em casos de abandono de função reside em fornecer orientação legal especializada, representar os servidores públicos acusados, garantir o devido processo legal, buscar acordos ou resoluções alternativas, apresentar recursos legais e proteger os direitos dos servidores.

Eles desempenham um papel fundamental na defesa dos interesses dos servidores e na aplicação justa das leis e regulamentos relacionados ao abandono de função.

Advogados para crimes contra o Patrimônio: Saiba quais são Extorsão, Estelionato, Roubo e Furto.Parte superior do formulário

Advogados que lidam com crimes contra o patrimônio desempenham um papel crucial na defesa de indivíduos acusados de extorsão, estelionato, roubo e furto. Embora esses crimes envolvam o dano ou a apropriação indevida de bens alheios, eles diferem em termos de natureza, elementos essenciais e penalidades. Aqui estão algumas informações sobre cada um desses crimes e como um advogado pode atuar em todas essas áreas:

  1. Extorsão:
    • Extorsão é um crime em que o autor usa ameaça, violência, coação ou intimidação para obter algo de valor de outra pessoa.
    • Um advogado de defesa em casos de extorsão pode buscar provar que as alegações de ameaça ou coação são infundadas ou que o acusado não teve a intenção de cometer o crime.
    • Defensores podem argumentar que o acusado estava agindo sob pressão ou coerção, o que pode ser um elemento de defesa.
  2. Estelionato:
    • O estelionato envolve a obtenção de bens, dinheiro ou serviços por meio de artifícios, fraudes, mentiras ou omissões de informações relevantes.
    • Advogados de defesa em casos de estelionato podem buscar provar que não houve intenção fraudulenta por parte do acusado ou que as informações fornecidas eram verdadeiras.
    • Eles também podem explorar erros de interpretação, falta de provas substanciais ou irregularidades processuais para defender seus clientes.
  3. Roubo:
    • O roubo é o ato de tomar algo de outra pessoa usando ameaça, violência ou intimidação, com a intenção de permanecer com a propriedade.
    • Advogados de defesa em casos de roubo podem argumentar que não há provas suficientes para demonstrar a intenção do acusado de cometer roubo.
    • Eles podem explorar a falta de evidências ou contradições no depoimento das testemunhas para enfraquecer o caso da acusação.
  4. Furto:
    • O furto é a apropriação ilegal dos bens de outra pessoa sem o uso de ameaça ou violência direta.
    • Advogados de defesa em casos de furto podem buscar demonstrar que o acusado não tinha a intenção de apropriar-se indevidamente dos bens ou que houve consentimento implícito do proprietário.
    • Eles podem argumentar que o acusado não tinha a intenção criminosa necessária para ser condenado por furto.

Advogados que atuam nessas áreas devem ser proficientes em estratégias de defesa criminal, coleta de evidências, argumentação legal e análise de casos específicos.

Eles trabalham para proteger os direitos de seus clientes, garantir o devido processo legal e buscar a melhor resolução possível, que pode incluir absolvição, redução de penas ou acordos de delação, dependendo das circunstâncias de cada caso.

A atuação competente de um advogado é essencial para assegurar que os acusados tenham um julgamento justo e adequado em casos de crimes contra o patrimônio.

Advogados que lidam com crimes contra a dignidade sexual

Advogado penal:  desempenham um papel crucial na defesa dos direitos e na garantia do devido processo legal para os acusados. Aqui estão alguns crimes relacionados à dignidade sexual e a importância dos advogados em cada caso:

  1. Estupro:
    • O estupro envolve a prática de sexo não consensual, geralmente com violência ou ameaça.
    • Advogados de defesa trabalham para garantir que seus clientes tenham um julgamento justo, buscando evidências que possam questionar a acusação ou alegando consentimento.
  2. Importunação Sexual:
    • A importunação sexual envolve assédio sexual não consensual, geralmente sem uso de violência física.
    • Advogados podem argumentar que não houve intenção criminosa, má interpretação de intenções ou falta de provas.
  3. Assédio Sexual:
    • O assédio sexual é uma conduta indesejada de natureza sexual que cria um ambiente hostil ou ofensivo.
    • Advogados podem representar vítimas ou acusados e ajudar a documentar, denunciar e combater o assédio sexual no local de trabalho ou em outros contextos.
  4. Pornografia Infantil:
    • A pornografia infantil envolve a produção, distribuição ou posse de imagens sexualmente explícitas de menores de idade.
    • Advogados podem representar acusados e garantir que seus direitos sejam protegidos durante investigações e processos judiciais.
  5. Crimes Virtuais:
    • Crimes sexuais virtuais incluem assédio, extorsão sexual, e outras formas de exploração sexual online.
    • Advogados podem ajudar a identificar, rastrear e processar criminosos virtuais, bem como defender os direitos dos acusados.
  6. Atos Obscenos:
    • Atos obscenos envolvem condutas públicas indecentes de natureza sexual.
    • Advogados podem defender acusados, argumentando sobre a falta de evidências ou questões relacionadas à liberdade de expressão.
  7. Corrupção de Menores:
    • A corrupção de menores ocorre quando adultos envolvem menores em atividades sexuais ilegais.
    • Advogados atuam na defesa dos acusados e na proteção dos direitos dos menores envolvidos.
  8. Crimes Sexuais em Geral:
    • Crimes sexuais abrangem diversas condutas ilegais relacionadas à dignidade sexual.
    • Advogados desempenham um papel essencial ao garantir que seus clientes sejam representados adequadamente e que os procedimentos legais sejam seguidos de forma justa.

A importância dos advogados em casos de crimes contra a dignidade sexual é garantir que os acusados tenham uma defesa competente e justa, protegendo seus direitos constitucionais.

Além disso, advogados também desempenham um papel vital na assistência às vítimas, buscando justiça e fornecendo apoio durante todo o processo legal. Eles ajudam a garantir que a lei seja aplicada de forma adequada e que os princípios de justiça e equidade sejam preservados em todos os casos relacionados a crimes sexuais.

Escritório de Advocacia especializado em Direito Criminal

advogado criminalista

NOSSAS ATUAÇÕES

Nosso Diferencial

  • Central de relacionamento e suporte de dúvidas;
  • Corpo Jurídico de Advogados Especializados em Direito Criminal;
  • Equipe de agilidade e acompanhamento processual;
  • Somos uma das mais qualificadas bancas jurídicas do mercado.

Gestão e Agilidade

  • Contamos com uma equipe especializada em acompanhamento processual. Tal equipe é focada em agilizar e organizar as causas de nossos clientes.
  • Estamos preocupados com a gestão processual e as causas de nossos clientes.

Atendimento Personalizado

  • Dispomos de uma equipe para estudar, dedicar e propor as melhores soluções em ações criminais. Se você está à procura de um advogado especializado em Direito Penal, a Reis Advocacia pode te ajudar!

Expertise e Experiência

  • Somos uma sociedade de advogados com o mais alto grau de conhecimento na área de Direito Empresarial. A experiência é um dos nossos principais diferenciais, pois, desde 2013 atendemos mais de 15mil clientes em mais de 10mil processos judiciais.

Locais de Atuação:

Advogado Online: Atendimento para todo Brasil com apoio de Escritórios e Profissionais Credenciados em diversas regiões.