Blog

Golpe do Advogado falsos: Cobrança despesas de processos

Golpe advogado falso Vítimas são induzidas a fazer um PIX para cobrir custos jurídicos e receber um suposto valor ao qual teriam direito. Saiba como ocorre.

golpe advogado falso

Golpe do advogado falso , vítimas são induzidas a fazer um PIX para cobrir custos jurídicos e receber um suposto valor ao qual teriam direito. Este golpe tem sido aplicado em clientes de escritório de advocacia em todo Brasil.

Clientes de escritórios de Advocacia relataram recentemente que foram alvo de uma tentativa de golpe do PIX pelo WhatsApp, onde criminosos se passaram por advogados para extorquir dinheiro.

Os criminosos contataram as vítimas pelo WhatsApp, afirmando que elas haviam vencido um processo judicial e teriam direito a receber uma quantia significativa. Para receber o valor, elas teriam que transferir, via PIX, uma quantia para cobrir despesas advocatícias e documentação.

Algumas vítimas ao ligar para o número que as contatou, perceberam que a voz do suposto advogado não correspondia à de nenhum profissional do escritório contratado. Muitas relataram o ocorrido aos escritórios de advocacia, que imediatamente alertam outros clientes e veem divulgando orientações suas redes sociais sobre como os criminosos agem.

Este tipo de golpe tem se tornado mais comum. Por isso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem divulgado orientações para prevenir clientes e profissionais, que têm seus nomes usados indevidamente. [ https://www.oabpe.org.br/noticias/alerta-de-golpe-criminosos-usam-nomes-de-escritorios-para-extorquir-clientes-nvgrDK ] (BackLink)

A principal recomendação é não fazer nenhuma transferência antes de falar diretamente com o escritório do qual a pessoa é cliente (e não ligar para o número que a contatou ou que foi informado na mensagem).

Não é apenas aqui, este golpe tem sido observado em todo o Brasil e várias vítimas desavisadas já perderam milhares de reais. Elas são abordadas pelos criminosos com a mesma narrativa.

Os criminosos tomam conhecimento da ação e, se passando por advogados falsos entram em contato afirmando que a vítima venceu uma causa e receberia uma soma em dinheiro. Mas, antes do depósito do valor, era preciso pagar uma soma menor de custos processuais.

Golpe do advogado falso: Como os golpistas agem:

  1. Os golpistas usam nomes reais do advogado ou escritório de advocacia que já atende a vítima, muitas vezes usando a mesma foto de perfil do profissional verdadeiro, mas com um número diferente — é a clonagem de conta de WhatsApp.
  2. Ao entrar em contato pelo aplicativo de mensagens, os bandidos afirmam que a vítima ganhou um processo (que pode ser baseado em uma ação real).
  3. Para que o montante da causa seja liberado, o suposto advogado pede que a vítima faça uma transferência via PIX para um número de conta que ele informa, alegando que será para cobrir custos do escritório com o processo.

Golpe do advogado falso: Como os bandidos sabem quem a pessoa tem um processo em andamento?

Segundo a OAB, os golpistas conseguem os dados dos processos com consulta pública. Por isso, usam o nome e a logomarca de escritórios de advocacia reais e ainda fornecem dados do autor da ação para fazer tudo parecer verdadeiro. Muitas vítimas relataram que os golpistas chegam a enviar imagens do suposto processo via WhatsApp, “com papel timbrado e o logo da prefeitura”.

Golpe do advogado falso: Como se prevenir, algumas das principais precauções.  

  1. Ao receber o contato do suposto advogado com uma cobrança suspeita, a pessoa deve entrar em contato com o escritório usando o número que já esteja habituado a ligar, para checar se a mensagem anterior é verdadeira.
  2. É importante nunca ligar para o número que enviou a mensagem ou clicar em links enviados nela.
  3. A OAB diz que erros de português são muito comuns nesse tipo de ação criminosa. Desde o primeiro contato via WhatsApp, os golpistas costumam dar indícios de que não são advogados ou procuradores pela linguagem que utilizam. Os erros também são encontrados nos documentos falsificados.
  4. Outro indício de fraude é que a cobrança de custos pelo WhatsApp para liberação do valor ganho no processo não é o procedimento padrão adotado pela Justiça. Normalmente, isso é feito pelos canais oficiais dos escritórios.
  5. Se ainda assim cair no golpe, é fundamental fazer um boletim de ocorrência. Para comprovar que foi enganado pelos bandidos, é importante registrar “prints” (cópias da tela do celular exibindo as mensagens trocadas) e salvar o número da conta para a qual a transferência foi feita.

Na Reis Advocacia, estamos comprometidos em proteger nossos clientes contra fraudes e golpes como o mencionado acima. Nossa equipe de advogados altamente qualificados está sempre disponível para oferecer orientação e suporte em qualquer situação suspeita.

Recomendamos que nossos clientes fiquem atentos a qualquer solicitação de pagamento via PIX ou transferência bancária que não tenha sido discutida previamente com o escritório. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente conosco utilizando os números e e-mails oficiais.

A segurança e a confiança dos nossos clientes são nossas prioridades. Caso você ou alguém que você conheça tenha sido vítima de um golpe, não hesite em buscar ajuda jurídica imediata entre em contato. Nossa missão é garantir que todos os nossos clientes estejam bem informados e protegidos contra práticas fraudulentas.

Dr. Tiago Reis

Reis Advocacia

Gostou? Avalie nosso Artigo!
logo reis advocacia
Reis Advocacia

Reis Advocacia Sociedade de Advogados é um escritório com atuação nas diversas área do Direito, com especialistas preparados para melhor atende-lo, com sua atividade pautada na honestidade, ética, celeridade e eficiência.

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *