Blog

Planilha de controle financeiro para advogados com dicas práticas sobre Gestão financeira

Descubra estratégias para o controle financeiro eficiente e baixe a melhor planilha.

gestão financeira

Neste artigo vamos explorar os motivos pelos quais você deve fazer um controle financeiro efetivo em sua advocacia, além de oferecer adiante uma Planilha de Controle financeiro para Advogados para você baixar gratuitamente, ou seja, uma solução prática para você começar a implementá-lo no seu escritório.

Não preciso nem te dizer que a ausência de um controle financeiro efetivo e preciso é a razão para várias empresas e escritórios de advocacia reportarem prejuízos financeiros e até gigantes do mercado irem à falência.

 Quanto aos advogados muitos faliram seus escritórios, simplesmente, por ausência desse controle, alguns até postam nas redes sociais se vangloriando que quebraram no passado.

Mas sabe por que eles faliram e vão continuar correndo o risco?

Ausência de controle financeiro é a principal razão, o dinheiro os domina, e não o contrário.

Por isso, em 2016 eu iniciei uma jornada para evoluir meu conhecimento sobre gestão financeira para aplicar em meu escritório de advocacia.

Aprofundei tanto sobre o assunto, que me transformei num verdadeiro CFO (Chief Financial Officer), ou seja, um profissional que atua como diretor financeiro de uma empresa, exerci essa função em meu escritório, elaborando todas as planilhas e análise que falarei adiante.

Mas para ter o nível do CFO eu fiz diversos curso de finanças e gestão, além de ter concluído um Mba em Finanças pelo Ibmec.

Agora eu estou sedento em transmitir esse conhecimento para você, vamos lá?

PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

O controle financeiro é essencial na advocacia, e ele começa pela organização de suas receitas e despesas, ou seja, o começo de toda gestão financeira parte do Fluxo de caixa.

Essa ferramenta financeira pode ser a chave para o sucesso da sua advocacia, permitindo um controle efetivo das suas finanças e ajudando a tomar decisões estratégicas.

Então, adiante disponibilizamos para você a nossa melhor planilha de fluxo de caixa para escritórios de advocacia, de forma gratuita, com ela você poderá registrar todas as suas entradas e saídas de dinheiro.

Assim, terá uma visão clara da sua situação financeira e com ela poderá otimizar a utilização do dinheiro e colocá-lo no lugar que gere mais lucros para o seu escritório, ou retirá-lo do não essencial em momentos de dificuldade.

CONTROLE FINANCEIRO: O QUE É? COMO TER E COMO APLICAR NA SUA ADVOCACIA?

O controle financeiro é um conjunto de práticas e estratégias que são usadas para gerenciar e monitorar a saúde financeira de uma empresa.

Envolve o acompanhamento das entradas e saídas de dinheiro, a gestão de recursos, a alocação de fundos e a tomada de decisões financeiras estratégicas.

Como ter um Controle financeiro efetivo? E Como aplicar esse Controle Financeiro em sua advocacia?

Para isso, você deverá ter um controle financeiro mais amplo, você deverá ter pelo menos estes 4 componentes:

  • Contabilidade: Manter registros precisos e atualizados de todas as transações financeiras do seu escritório, isso é essencial para qualquer negócio e ainda mais para a advocacia. Isso permite que a empresa rastreie suas receitas, despesas, lucros e perdas.
  • Orçamentação: Isso envolve a previsão de receitas e despesas futuras para garantir que a empresa possa manter sua operação e crescimento. Com um orçamento bem definido, é possível planejar e controlar melhor o uso dos recursos disponíveis.
  • Análise Financeira: Por meio da análise de indicadores e relatórios financeiros, como balanço patrimonial, demonstração de resultados e fluxo de caixa, bem como, outros indicadores-chave como lucro líquido, retorno sobre o investimento (ROI) e outros.

A análise financeira permite identificar tendências, pontos fortes e transitórios do negócio, o que possibilita tomar decisões decisivas.

  • Gestão do Fluxo de Caixa: Gerir o fluxo de caixa é essencial para garantir que seu escritório de advocacia tenha provisão suficiente para cobrir suas despesas.

Isso envolve acompanhar todas as entradas e saídas de dinheiro, prevenir fluxos de caixa futuros e garantir que haja dinheiro suficiente disponível para cobrir despesas e investimentos planejados.

Ter um controle financeiro com tantos indicadores e ajustes como esses citados anteriormente, geralmente, são para os escritórios que já estão de médio para grande porte, pois vai precisar de investimento mais elevado em pessoal e software.

Para os advogados e escritórios de pequeno porte, uma gestão eficiente de fluxo de caixa é suficiente no início, mas claro para, posteriormente, ir aperfeiçoando outras áreas da gestão financeira.

O QUE É FLUXO DE CAIXA E POR QUE USÁ-LO NA ADVOCACIA?

O fluxo de caixa é uma ferramenta que registra todas as entradas e saídas de dinheiro do seu escritório.

Ele permite uma visão clara e atualizada da saúde financeira do seu escritório, facilitando a identificação de possíveis problemas e oportunidades de melhoria.

Um escritório de advocacia deve ser tratado como um negócio, por isso, ele deve ter Gestão Financeira, utilizando-se do fluxo de caixa para otimizar a utilização dos recursos, fazer gestão da liquidez, fazer previsão financeira e Gestão estratégica.

COMO FAZER UM FLUXO DE CAIXA? E POR QUE VOCÊ DEVE IMPLANTÁ-LO NA SUA ADVOCACIA

Como fazer um fluxo de caixa na sua advocacia? Para isso, você terá que baixar nossa melhor planilha (abaixo disponibilizaremos) sobre Fluxo de Caixa e anotar tudo nela.

Nessa planilha você poderá montar um fluxo de caixa. Comece anotando todas as entradas e depois todos os seus gastos, lembre-se de separar por categoria, os gastos já estão separados, mas poderá adaptar a sua necessidade.

COMO FAZER UMA PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO PARA ADVOGADOS

Como fazer uma planilha de controle financeiro para a sua advocacia?

Você poderá elaborar tal planilha pelo excel, contudo, no final do artigo, disponibilizaremos a melhor planilha sobre controle financeiro, de forma gratuita, é só baixar e usar.

Com essa planilha de Controle financeiro você terá uma solução prática para começar a implementá-lo na Gestão Financeira de seu escritório de advocacia.

CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA PARA ADVOGADOS

Fazer um curso de gestão financeira para advogados pode ser o diferencial para a sua carreira dr., ter um CONTROLE FINANCEIRO, FAZER GESTÃO ESTRATÉGICA FINANCEIRA será o seu diferencial competitivo em sua região.

Além disso, principal ativo de um advogado é o conhecimento, por isso, você deve buscar investir em sua educação financeira, eu utilizei do meu conhecimento de Gestão Financeira não só na Gestão do Escritório.

Mas também, em benefício dos meus clientes para fazer cálculos exatos no processo, para descobrir as fraudes das instituições bancárias e outras e ainda para elevar meus honorários advocatícios.

O nível da educação financeira no Brasil é muito baixo, por isso, em 2016 ao ver histórias de muitos advogados que faliram, busquei mais exatidão em todos os nossos números relacionados às finanças do escritório, por isso, fizemos diversos cursos na área, além de MBA em Finanças no Ibmec.

Você pode me perguntar, mas por que tanto Tiago Reis?

Eu te diria que gosto de cumprir todos os compromissos e pagar em dia todas as obrigações, seja com fornecedor, com colaboradores ou com Comissões.

Além disso, ausência de controle financeiro é a principal razão para muitos escritórios e advogados falirem, pois o dinheiro os domina, e não o contrário.

Acredito que você não quer dar um testemunho para os colegas advogados, de como você fez uma má gestão do seu dinheiro e quebrou seu escritório, ressurgindo das cinzas, posteriormente, como um grande empreendedor, não é verdade?

Apenas, faça o Básico do Controle Financeiro de sua advocacia, que você não irá “dever na praça” ao ponto de perder o controle de sua vida e credibilidade no mercado.

Então Drs.,busquem conhecimento sobre educação financeira e gestão empresarial, aqui neste site, sempre vamos compartilhar um pouco do nosso conhecimento e habilidades sobre o tema, bem como, nas minhas redes sociais (dr.tiagoreis) te espero lá também.

Por isso, no próximo tópico vou compartilhar com vocês 03 motivos pelos quais você deve começar por em prática o fluxo de caixa em sua advocacia.

3 MOTIVOS PARA COMEÇAR A FAZER FLUXO DE CAIXA

Você já sabe que Fluxo de caixa pode te ajudar a entender onde está o seu dinheiro e te auxiliar a tomar decisões mais assertivas.

Se você não tem exatidão com os resultados financeiros de sua advocacia, talvez o dinheiro esteja no controle e isso é um grande problema.

Por isso, neste tópico vou compartilhar com você 3 MOTIVOS pelos quais você deve COMEÇAR A FAZER FLUXO DE CAIXA HOJE em sua advocacia, não só, para não correr o Risco Financeiro dos Advogados que faliram, mas também para não perder novas oportunidades.

1º MOTIVO: CONTROLE FINANCEIRO

✅ O fluxo de caixa oferece um panorama completo dos seus recebimentos e pagamentos, ajudando você a entender onde está o seu dinheiro e a tomar decisões mais embasadas.

Então, o mínimo da Gestão Financeira é ter a precisão do quanto entrou em dinheiro, cartões e outros, de preferência separado por áreas de atuação ou ação, a depender de sua especialização, bem como:

Do quanto saiu com: pagamento de comissões, impostos e despesas gerais.

Se você não souber desses números. Acredite dr., você está como um cego pilotando um carro e o resultado não preciso nem te dizer, não é?

2º MOTIVO: PREVISIBILIDADE

✅ Com o fluxo de caixa, você consegue antecipar as necessidades de caixa do seu escritório, evitando surpresas e garantindo uma gestão financeira mais eficiente.

Você poderá saber, por exemplo, com antecedência que terá uma necessidade de caixa de 10mil em determinado momento, então, poderá se antecipar e tomar decisões estratégicas conforme tópico seguinte.

3º MOTIVO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

✅ Ao analisar o fluxo de caixa, é possível identificar períodos de maior ou menor movimentação financeira, permitindo que você planeje seus investimentos e estratégias de crescimento.

Ao analisarmos anos do nosso fluxo de caixa, percebemos Zonas de Sazonalidade e descobrimos os melhores momentos para darmos férias ao pessoal, para concentrar mais energia prospecção de clientes, dentre outros.

Enfim, você tomará decisões estratégicas mais assertivas quando tiver mais dados disponíveis, principalmente, do seu negócio.

ADVOGADO TRANSFORME A SUA GESTÃO FINANCEIRA

Não perca mais tempo! 🕒 A nossa planilha de fluxo de caixa pode ser o impulso que faltava para alavancar o sucesso do seu escritório jurídico.

Comece hoje mesmo a implementar essa ferramenta e colha os benefícios de uma gestão financeira sólida.

APRENDA A AJUSTAR SUAS FINANÇAS PARA ALAVANCAR SUA ADVOCACIA

Neste tópico vou explorar a necessidade de ajustes financeiros para propiciar o crescimento de sua advocacia.

Por isso, destaco: você não precisa ter muito dinheiro, nem vir de família rica, para crescer na advocacia, isso é crença limitante, não aceite mediocridade, mas lute pelo seu espaço, você é capaz.

Você já entendeu que não precisa ter muito dinheiro, certo? Eu por exemplo comecei do 0 literalmente, certo?

Mas você terá que saber administrar bem o dinheiro que tem em mãos, falo estrategicamente, OK?

Então, vou te dar 5 dicas financeira para ajudar alavancar sua advocacia:

1ª DICA: NÃO FAÇA DÍVIDAS, FAÇA INVESTIMENTO

Uma coisa é você fazer um empréstimo de longo prazo com juros baixos para investir no crescimento de sua advocacia (Planejamento estratégico), outra coisa bem diferente é todo mês solicitar o Cheque especial.

Não importa o quanto ganhe no mês, se você administrar mal estará sempre endividado e isso prejudica sua capacidade de investimento e crescimento, por isso, que te falo: controle suas finanças.

2ª DICA: ANOTE TODA ENTRADA E SAÍDA NA PLANILHA

Para você melhorar a sua gestão financeira é importante você iniciar fazendo o fluxo de caixa de sua advocacia, anote tudo na planilha que iremos te disponibilizar.

3ª DICA: ELIMINE OS GASTOS DESNECESSÁRIOS

Com as anotações anteriores você poderá ver o destino do dinheiro por grupos, então elimine os gastos desnecessários para aumentar sua capacidade de investimento.

Com o lançamento na planilha você poderá ter lucro ou prejuízo. A advocacia tem que ser gerida como um negócio, pois ela pode te dar muito prejuízo se for mal administrada.

4ª DICA: FAÇA INVESTIMENTO COM O LUCRO

Você poderá utilizar o lucro para fazer investimento financeiro (poupar por exemplo) e/ou para reinvestir no próprio negócio, só não se empolgue com ele indo as compras.

Lembre-se a advocacia tem Zonas de Sazonalidade, períodos de picos de honorários e período de quedas.

Nesses lucros, prefira investimentos com liquidez (capacidade de conversão em dinheiro), pois se você tiver com todo dinheiro, imobilizado (por exemplo em imóvel) não terá capital de giro nos momentos de dificuldades.

5º DICA: Separe as finanças pessoais e empresariais

👤 É fundamental separar as finanças pessoais das finanças do escritório. Mantenha as contas bancárias em paz e evite misturar seus gastos pessoais com os do negócio. Essa separação facilita o controle financeiro e traz mais transparência para suas finanças.

A planilha de fluxo de caixa que vamos disponibilizar para você baixar poderá ser usada para controle de suas finanças pessoais, mas é importante se você usá-la ter 2 uma para suas contas e outra para sua advocacia.

POR QUE O FLUXO DE CAIXA E O CONTROLE FINANCEIRO É UMA PREOCUPAÇÃO IMPORTANTE PARA VOCÊ?

Essas 4 dicas financeiras demonstram o quão importante é o controle financeiro do seu escritório.

Assim, gerenciar o fluxo de caixa é primeiro passo para a saúde financeira de sua advocacia. Pois por meio dessa ferramenta você tem um indicador fundamental do desempenho financeiro e que te fornece informações valiosas sobre as finanças e a capacidade de pagar contas, investir e crescer.

Além disso, ao acompanhar o fluxo de entrada e saída de dinheiro, você pode identificar e antecipar problemas de caixa, tomar decisões sobre investimentos e despesas, além de planejar e ajustar sua estratégia financeira.

Para ajudar nesse processo de crescimento, disponibilizamos para você a melhor planilha de fluxo de caixa, faça o download gratuito da nossa planilha e obtenha o controle financeiro que você precisa.

Com ela, você pode monitorar suas receitas, despesas e saldo de caixa de forma organizada e visualmente clara.

Não subestime a importância do CONTROLE FINANCEIRO na sua advocacia.

Abraços e até a próxima.

Dr tiago Reis
Dr. Tiago Reis

Advogado e Sócio Fundador da Reis Advocacia Sociedade de Advogados, possui graduação em DIREITO pela UNINASSAU (2010). Pós-graduado em Direito Constitucional (2013) e Pós-graduado em Processo Civil (2017). MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2022) e MBA em Gestão Financeira pelo IBMEC (2021). Ex-Servidor Público, pediu demissão para dedicar-se, exclusivamente, à Advocacia. Com experiência e atuação nas áreas de Direito Público, Militar, Ações Indenizatórias e Gestão Empresarial.

Escreva seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *